Notícias

Jornalista reporta que Cyberpunk 2077 pode causar crises de epilepsia

CD Projekt RED respondeu ao site Game Informer dizendo que irão estudar "soluções permanentes" para o problema

por Vítor Amorim Heringer
Jornalista reporta que Cyberpunk 2077 pode causar crises de epilepsia

A jornalista Liana Ruppert, do site Game Informer, reportou que o Cyberpunk 2077 pode causar crises de epilepsia. A repórter escreveu um longo relato no veículo de como foi sua experiência com o jogo que será lançado nesta quinta-feira (10). A mistura de luz e ambientes escuros, como em todo mundo Cyberpunk, é uma grande influência para quem tem sintomas de epilepsia.

Durante meu tempo com o Cyberpunk 2077 , sofri um grande ataque e senti vários momentos em que estava perto de outro. Cyberpunk 2077 é sobre excesso. Muito parecido com o jogo de mesa que inspirou o RPG de mundo aberto, tudo é mais brilhante, mais alto e mais em seu rosto. Combine isso com a confiança na interface tecnológica e alguns gatilhos eram esperados.

De acordo com a jornalista, não há um aviso dentro do game sobre a possibilidade do Cyberpunk 2077 causar crises epilépticas. Esse comunicado, normalmente, está presente em quase todos os jogos. Ruppert ofereceu algumas opções para ajudar quem tem episódios doença neurológica e queira aproveitar o mundo de Night City de forma segura.

Embora eu nunca recomende alguém ultrapassar seus limites, especialmente com algo tão sério como a epilepsia, eu sei como a excitação pode empurrar esse desejo, então, se isso vai acontecer, quero que você esteja o mais seguro possível. (…) Mais adiante na história, as interações com Johnny Silverhand (que foi mostrado nos trailers de pré-lançamento) serão destacadas com um efeito de falha azul pálido piscando. Isso não será um gatilho para todos, mas será para algumas formas de epilepsia. Então, isso também é algo para se ter cuidado. Desvie o olhar da tela quando isso acontecer, diminua o brilho da tela, brinque com os modos daltônicos; existem algumas soluções alternativas para usar se você insiste em jogar.

A CD Projekt RED respondeu à publicação da Game Informer, por meio do Twitter, que estão trabalhando para adicionar um aviso dentro do jogo e que irão estudar como implementar uma medida mais assertiva para o problema.

Obrigado por trazer isso. Estamos trabalhando para adicionar um aviso separado no jogo, além do que existe no EULA (contrato de licença do usuário). Em relação a uma solução mais permanente, a equipe de desenvolvimento está explorando isso e a implementará o mais rápido possível.

O contrato de licença de usuário do Cyberpunk 2077 diz o seguinte:

Cyberpunk 2077 pode conter luzes e imagens intermitentes, que podem induzir ataques epilépticos. Se você ou alguém em sua casa tiver uma condição epiléptica, consulte seu médico antes de jogar Cyberpunk 2077 . Se sentir tonturas, alteração da visão, espasmos oculares ou musculares, perda de consciência, desorientação, qualquer movimento involuntário ou convulsões enquanto joga, interrompa imediatamente o uso e consulte o seu médico.

Fique por dentro de tudo sobre o Cyberpunk 2077

O MeuPlayStation preparou um conteúdo especial para que você fique preparado para aproveitar o máximo de Night City. No vídeo abaixo, falamos sobre as origens de personagens, detalhes sobre todas as gangues, quais armas estarão em Cyberpunk 2077 e muito mais.