10 anos de P.T. Silent Hills: o jogo viral que teve um fim precoce e amargo
Lançado em 2014 como DEMO gratuita, título intrigou fãs com revelação bombástica e terror de primeira
Este final de semana não deve estar sendo fácil para fãs mais emocionados de Silent Hill. Hoje (11), a aclamada demonstração P.T. Silent Hills faz dez anos de vida, marcando a trajetória de um projeto que tinha tudo para revolucionar — ainda mais — o terror.
Abreviação de “Playable Teaser”, P.T. é um título de terror psicológico em primeira pessoa com foco nas anomalias e na história. O projeto, criado pelo lendário Hideo Kojima, também foi dirigido pelo designer e teve contribuição do cineasta Guillermo Del Toro.
Exclusivo de PS4, ele chegou gratuitamente à PS Store como um projeto teste, servindo como uma prévia para o próximo game de Silent Hill. Além disso, o título revelou uma bomba em seu final e mostrou que o protagonista na verdade era o ator Norman Reedus.
P.T. Silent Hills e o adeus de Hideo Kojima
P.T. Silent Hills teria sido o último projeto de Hideo Kojima para a Konami. Após uma separação conturbada entre as partes, a editora decidiu não apenas romper a relação entre o designer e a série Silent Hill, mas também abdicar do uso da Fox Engine.
Com isso, a experiência interativa teria sido bloqueada pela Konami e a Sony decidiu removê-la da PS Store. Aparentemente, a fabricante da PlayStation ficou interessada em manter o conteúdo no ar, chegando a listá-lo sob as asas de uma editora falsa.
Porém, pouco depois de ser baixado um milhão de vezes, P.T. Silent Hills desapareceu da loja sem deixar esclarecimentos para os jogadores. A Sony teve que lidar com reclamações constantes de usuários, mas manteve o pedido dos desenvolvedores mesmo assim.
Assim, deu-se início à uma nova etapa na carreira de Hideo Kojima. Seu estúdio, Kojima Productions, foi fundado e Reedus continuou a trabalhar com o criador de Metal Gear. Pouco tempo depois, o título de estreia, Death Stranding, foi oficialmente lançado.
Demonstração que influenciou o mercado do terror
P.T. Silent Hills desapareceu, mas deixando um legado imenso para o mercado de jogos de terror. Seu sistema de anomalias e de narrativa procedural serviu como conceito para diversos outros projetos importantes, assim como o maior foco no horror psicológico.
Além disso, os visuais fotorrealistas foram amplamente explorados em jogos de menor escopo. Assim, estúdios concentraram seus esforços no estilo de terror compacto, onde mesmo cenários menores podem oferecer experiências brutais e atmosféricas.
Entre os títulos inspirados em P.T. Silent Hills, estão: Allison Road, Amnesia: Rebirth, Layers of Fear e Blair Witch. Enquanto isso, MADiSON e Visage foram, para muitos, os games que mais se aproximaram, sendo quase “sequências espirituais” como proposta.
Outras menções importantes dizem respeito a renovações conceituais. Resident Evil 7 se destacou como um título de terror genuíno, apesar de haver um forte apelo à violência gráfica. Enquanto isso, Alien Isolation trouxe um cenário claustrofóbico e adaptativo.
Desesperador, impactante e apavorante, P.T. Silent Hills segue como referência para o mundo do terror. Em lojas de segunda mão, consoles com a DEMO instalada chegam a custar mais de R$ 4,5 mil, devido ao valor de ser uma espécie de conteúdo “perdido”.
Silent Hill tem diversos títulos em desenvolvimento, como Silent Hill 2, Silent Hill Townfall e Silent Hill f. Porém, P.T. permanece como algo único na indústria; um material com ar de inacabado, mas com a chave para o sucesso de IPs que se estabeleceram.