Ex-Electronic Arts critica pressão pelo uso de IA nos games
Declaração sobre IA emitida pelo CEO da EA não repercutiu bem entre veteranos
David Gaider, ex-escritor principal de Dragon Age, não está nada satisfeito com a abordagem da Electronic Arts com a inteligência artificial. Em postagem nas suas redes sociais, ele criticou duramente essa prática e alertou para condições preocupantes de trabalho.
A mensagem de Gaider surge como uma resposta ao CEO da publisher, Andrew Wilson. Nesta semana, o executivo afirmou que seus devs estariam com uma “verdadeira fome” para trabalhar com IA. Porém, segundo o roteirista, isso não passaria de “desespero”.
Caso não esteja claro, a ‘fome’ mencionada aqui é o fascínio de uma planilha onde os custos trabalhistas de repente aparecem como uma barra minúscula em comparação com as outras barras e um grupo de executivos em torno de uma mesa acenam com a cabeça e repetem ‘ROI’ e ‘bom, sim, bom’ continuamente.
Empolgação na Electronic Arts não seria real, segundo Gaider
Em uma série de postagens, o ex-Electronic Arts completa dizendo que não há “entusiasmo”, mas sim “um lamento velado de desespero”, parcialmente impulsionado pela pelas apostas em jogos com serviços, anteriormente sugeridas por Wilson.
Os executivos ouviram falar do New Thing e todos (ou seja, todos os Yes, Men a quem eles mencionaram) acham que é super emocionante. Então agora eles vão papaguear isso para o pessoal fazendo o trabalho real… Pelo menos até que a realidade se manifeste inevitavelmente.
O que você acha dessa polêmica? Uso de IA em games deve render bastante por um bom tempo!