MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Consumo de jogos antigos cresceu em 2023, de acordo com pesquisa

Boa parte do tempo gasto com jogos fez referência a títulos com mais de seis anos de vida

Consumo de jogos antigos cresceu em 2023, de acordo com pesquisa

Uma nova pesquisa divulgada pelo Newzoo trouxe detalhes sobre os hábitos de consumo nos videogames em 2023. A reportagem indica que a aposta em jogos antigos cresceu no ano passado, com os rankings das plataformas sendo liderados por títulos com mais de seis anos de existência.

De acordo com a empresa, a indústria atingiu US$ 93,5 bilhões em receitas em 2023. Esse valor recebeu uma contribuição significativa, em especial, de 66 games, que representaram cerca de 80% do tempo de jogo nos 12 meses do respectivo período.

Desse índice, 60% do tempo foi consumido com jogos antigos, ou seja, referentes a franquias ou IPs já estabelecidas e com seis ou mais anos de vida. Além disso, boa parte deles envolvem o mercado de serviços ao vivo, sendo representada por Fortnite, Roblox, League of Legends e outros.

Confira abaixo um infográfico compartilhado pelo Newzoo:

consumo com jogos antigos
Fonte: Newzoo

Jogos antigos e sequências são destaques na pesquisa

A preferência por jogos antigos em 2023 também reflete em lançamentos mais recentes. Isso porque praticamente nenhum game do top dez no PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch diz respeito a uma IP inédita — com exceção de Starfield.

“Será cada vez mais desafiador aumentar a base de jogadores de um jogo”, afirma a empresa. “Particularmente em nosso cenário atual, onde títulos perenes e canais de conteúdo robustos reinam supremos”. Em termos práticos, apenas 8% do tempo jogado foi gasto com títulos novos e não anuais.

Fonte: VGC

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo André Custodio

André Custodio

Redator

Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.

Mais artigos de André Custodio

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias