Notícias

DLC de Cyberpunk 2077 é “o que o jogo deveria ser”, afirma CD Projekt RED

Em documentário, devs refletiram sobre as condições do game no lançamento e sobre o que mudou para Phantom Liberty

por André Custodio
DLC de Cyberpunk 2077 é

Um documentário lançado pela Ard Media trouxe mais informações sobre o desenvolvimento de Cyberpunk 2077. Em pouco mais de 70 minutos, a CD Projekt RED refletiu sobre a chegada do game ao PS4 e esclareceu os pontos envolvendo algumas polêmicas.

A estreia de Phantom Liberty deu um novo ar ao RPG de ação e já é um dos títulos mais bem avaliados de 2023 no Metacritic. Porém, apesar desse sucesso e da revitalizada no jogo base — através da atualização 2.0 —, será que a expansão apagou o lançamento desastroso em 2020?

De acordo com o estúdio, o DLC é tudo “que o jogo deveria ser”. Caso Cyberpunk 2077 fosse disponibilizado com a qualidade “técnica” da expansão, ele não teria passado por uma remoção da PS Store, reembolsos por parte dos jogadores ou críticas severas.

Quando você está muito alto, a queda é muito dolorosa. Para mim, Phantom Liberty é a última palavra que podemos dizer, e podemos mostrar basicamente o que queremos que seja — o que realmente queríamos que os jogadores sentissem, o que queríamos dar a eles, o que o jogo deveria ser.

Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
Fonte: CD Projekt RED

Cyberpunk 2077 teria sido entregue de forma muito apressada

Paweł Sasko, diretor de missão de Cyberpunk 2077, sugeriu que o RPG foi entregue de forma apressada. Na entrevista, ele mencionou um desenvolvimento em “muito pouco tempo” e afirmou que as pessoas não tiveram uma visão “abrangente” da produção.

Aparentemente, os devs não tiveram tempo suficiente para polir a “tecnologia do jogo” e demoraram bastante a chegar a uma visão em comum. Segundo o estúdio polonês, o conceito do título, que incluía a história e o funcionamento dos sistemas, foi descoberto tardiamente.

Nossos jogos são super complexos, super grandes. Muito longos quando se trata de navegação, essa constelação de missões. Achei que a construção do mundo era a coisa mais importante, e a navegação. Estava focando nisso e perdi esse ponto de quão grande e importante é a excelência técnica.

Miles Tost, level designer da CD Projekt RED, comentou que quase deixou a empresa por conta de Cyberpunk 2077. Com um projeto de grande escopo e a necessidade de aplicar melhorias e mudanças constantemente, os devs tiveram a sensação de cair “de cara no chão”.

Cyberpunk 2077: Phantom Liberty está disponível para PS5, Xbox Series e PC.