Sem modos de dificuldade, Final Fantasy XVI tem detalhes de gameplay revelados
Com um nível profundo de história, título chega em junho com novidades de acessibilidade e batalhas em tempo real
Conforme o produtor Naoki Yoshida prometeu há alguns dias, novos detalhes do gameplay de Final Fantasy XVI vieram a público. No PS Blog, novidades revelam intensidade e muita ação em um título que promete oferecer batalhas grandiosas e repletas de dinâmicas únicas.
Em um mundo onde humanos e Eikons coexistem, a guerra ameaça destruir o continente de Valisthea. A única esperança da nação é o herdeiro Clive Rosfield, que se alia a líderes locais para descobrir como evitar um caos generalizado e o domínio das forças naturais conhecidas como Aether.
Em Final Fantasy XVI, cada Eikon estará ligado a um personagem em específico. Após ser invocado, suas habilidades permitem a exploração de mecânicas inéditas, onde poderes especiais, cenários e eventos em tempo real se combinam.
https://gfycat.com/cheerfulsinglecurlew
Além disso, assim como já ocorre em outros games da franquia. Clive Rosfield poderá enfrentar os summons. Nesses termos, se dá início a um combate de proporções cinematográficas, com diversos efeitos na tela e HUD minimalista (barras de HP e interface de habilidades).
Sem modos de dificuldade
Final Fantasy XVI abdica dos tradicionais modos de dificuldade para oferecer uma experiência cadenciada e adaptável. Durante a jornada, os jogadores enfrentarão todos os tipos de inimigos e precisarão estar prontos para cada confronto, ao utilizarem acessórios, armas e magias que se ajustem aos rivais.
https://gfycat.com/soulfulcheerfulbushsqueaker
No game, os níveis de dificuldade dão lugar a opções de acessibilidade: modo ação e modo história. Enquanto a primeira alternativa consiste em uma experiência padrão de hack ‘n’ slash com desafios graduais, a segunda modalidade se trata de um ajuste de acessibilidade que inclui alguns benefícios.
https://gfycat.com/elementarydefenselesschafer
Quem escolher o modo história ganha, automaticamente, cinco amuletos para personalização. Eles podem ser trocados a qualquer momento da campanha e oferecem vantagens como poções de cura automáticas, esquivas instantâneas e automatização dos combos. Apenas dois são equipáveis ao mesmo tempo.
https://gfycat.com/grippinguntriedbuck
Além disso, Final Fantasy XVI terá um modo New Game+ com uma opção de dificuldade superior. Nessa jornada, os inimigos mudarão seu posicionamento e estarão consideravelmente mais fortes. Todas as batalhas trazem contornos diferentes e ainda mais desafiadores.
Final Fantasy XVI retorna às raízes da franquia
Com o lançamento do novo título, Final Fantasy XV fica para trás e tem sua abordagem moderna descartada pela Square Enix. O 16º título carrega uma atmosfera essencialmente fantasiosa e medieval, com personagens únicos “em suas origens e motivações” e uma trama com alto nível de profundidade.
Outra novidade no game fica por conta do sistema Active Time Lore (ATL). Com referências aos clássicos jogos do PlayStation One (ATB), essa mecânica permite pausar durante as cutscenes e acessar registros sobre eventos ou personagens mencionados. Assim, os fãs nunca ficarão perdidos na história.
https://gfycat.com/anyunrulygalapagoshawk
E apesar desse resgate clássico, Final Fantasy XVI chega ao PS5 com suporte às tecnologias do console. Isso inclui tempos de carregamento mais rápidos e uso das funções do DualSense, como gatilhos adaptáveis e feedback tátil.
Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho.