Listas

Nostalgia! 15 aberturas inesquecíveis dos videogames

Cada uma das aberturas era acompanhada de uma trilha sonora marcante

por Valdecir Emboava
Nostalgia! 15 aberturas inesquecíveis dos videogames

Ah, os videogames. Quem não se lembra da era de ouro do PS1 e do PS2, não é mesmo? Trilhas sonoras, personagens icônicos e histórias épicas são algumas das coisas que marcaram essas gerações. Claro, as aberturas de jogos também merecem o devido destaque.

O MeuPlayStation foi até o fundo do baú para relembrar as melhores aberturas de jogos e trazer essa lista recheada de nostalgia para você. O catálogo conta com títulos atuais e, claro, os da velha guarda!

Vale pontuar que esta lista não é baseada em sequências introdutórias e nem de gameplay, mas sim nas aberturas e trilhas sonoras que marcaram alguns dos games mais icônicos da indústria.

As 15 melhores aberturas de jogos

Tony Hawk’s Pro Skater 2 (PS1)

Lights out, Guerrilla Radio“! A lista com as melhores aberturas de jogos não poderia começar diferente. A trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 2 marcou uma geração inteira e até hoje é reverenciada pelos fãs.

Só a introdução com “Guerrilla Radio”, do Rage Against The Machine, já traz aquela nostalgia boa do PS1. Isso sem mencionar os nomes dos icônicos skatistas passando na tela, como Bob Burnquist, Steve Caballero e Rodney Mullen.

Dragon Ball GT: Final Bout (PS1)

Fãs de anime no geral tem muito apreço por aberturas — os temas de Cavaleiros do Zodiaco e de Dragon Ball são bons exemplos disso. E por falar na obra de Akira Toriyama, Dragon Ball GT: Final Bout, clássico de PS1, tem uma das aberturas de jogos mais legais da saga com o tema “Biggest Fight”, de Hironobu Kageyama.

Winning Eleven 2002 (PS1)

Saudades da franquia Winning Eleven? Saiba que a edição de 2002 teve uma das aberturas de jogos mais marcantes da era PS1. “We Will Rock You”, do Queen, era a música perfeita para a introdução do game, onde diversos jogadores com “gráficos perfeitos” brilhavam com a bola nos pés.

FIFA 99 (PS1)

Sendo outra grande abertura de um jogo de futebol da era PS1, a introdução de FIFA 99 também é nostalgia pura. Enquanto os jogadores faziam embaixadinhas e se apresentavam para a torcida, a icônica “The Rockafeller Skank”, do Fatboy Slim, tocava ao fundo.

Crono Cross (PS1)

Crono Cross é um dos JRPGs mais aclamados da era PS1 e sua introdução é digna de estar nesta lista com as melhores aberturas de jogos. Ouça abaixo “Scars of Time”, composta por Yasunori Mitsuda:

O robozinho azul mais famoso dos videogames também teria um espaço especial na seleção do MeuPS. “Makenai Ai Ga Kitto Aru”, tema de abertura de Megaman X4 composto por Yukie Nakama, é nostalgia que não acaba mais.

Final Fantasy VIII (PS1)

Seria um erro não incluir nenhum game da franquia Final Fantasy nesta lista. Portanto, nada melhor do que relembrar a música de abertura de Final Fantasy VIII, “Liberi Fatali”, de Nobuo Uematsu.

Dragon Ball nunca é demais, não é mesmo? A franquia teve bons momentos no PS2 e um deles é a abertura de Dragon Ball Z: Budokai 3, “Oreha Tokotonn Tomaranai” — outra de Hironobu Kageyama.

GTA San Andreas (PS2)

Além de toda a sua magnitude, GTA San Andreas também brilhou na trilha sonora. O tema de abertura, escrita e produzida pelo compositor Michael Hunter, é reconhecida de longe pelos fãs do game.

Kingdom Hearts 2 (PS2)

Kingdom Hearts 2 é um dos RPGs favoritos dos fãs da era PS2. Além dos destaques mais evidentes, como a possibilidade de jogar com personagens da Disney em diversos universos diferentes, seu tema de abertura é emocionante. Relembre abaixo a icônica “Sanctuary”, da cantora e compositora Utada Hikaru.

Rock Band (PS2)

Pé nas estrada e muito rock and roll! A trilha de abertura de Rock Band foi marcada pela icônica “Highway Star”, do Deep Purple, tocada por metaleiros que destruíam tudo pelo caminho com o “poder” da música.

Yakuza 0 (PS3)

Com aquele riff de guitarra marcante, a introdução de Yakuza 0 também é digna de estar nesta lista com as melhores aberturas de jogos. Confira a obra do compositor Hidenori Shoji, que também é rock and roll puro.

Tales of Berseria (PS3)

Tales of Berseria é um dos clássicos da franquia Tales of no PS3. A música “Burn”, da banda japonesa FLOW (também conhecida pelas aberturas de Naruto) é de emocionar qualquer fã. Relembre:

Persona 5 (PS4)

Looking cool, Joker“! Toda a trilha sonora de Persona 5 é digna de elogios — e não é a toa que concorreu nessa categoria no TGA em 2017. Porém, a animação de abertura com o tema “Wake Up, Get Up, Get Out There”, de Shoji Meguro, é um espetáculo à parte.

Devil May Cry 5 (PS4)

O palco do The Game Awards 2018 ficou pequeno para Casey Edwards e Ali Edwards, cantores que performaram “Devil Trigger”, música de abertura de Devil May Cry 5, no “Oscar dos Games”. Boa trilha para acompanhar um hack and slash, não é mesmo?

O que achou da lista com as 15 melhores aberturas de jogos? Comente abaixo a sua favorita!