Sony revela kit de captura de movimento para criar avatares em VR
Kit não exige softwares dedicados para criar suas próprias ferramentas dinâmicas
A Sony dá um novo passo em direção ao metaverso e anuncia um kit de captura de movimento dedicado à realidade virtual. Intitulado de Mocopi, o dispositivo móvel rastreia as ações do corpo para criar um avatar exclusivo, permitindo importar o conteúdo para aplicativos de animação em 3D.
Segundo a empresa, o kit usa “tecnologia proprietária e um smartphone” em vez de “equipamentos e softwares dedicados”. Ao ser ativado, ele “realiza medições de movimento altamente precisas com um pequeno número de sensores” e traz resultados em tempo real por meio de seis pontos de foco.
Aparentemente, o Mocopi opera de forma simplificada e exige apenas uma calibragem dos sensores de captura com o aplicativo. A partir daí, todos os movimentos são capturados utilizando dados obtidos das mãos, pés, costas e cabeça. Confira abaixo o vídeo de apresentação:
O conjunto de mocap da Sony será lançado no início de 2023 no Japão, por 49.500 ienes (cerca de R$ 1.900, em cotação atual). Em 15 de dezembro, um dev kit adicional será disponibilizado para consumidores e permitirá o uso de informações de rastreamento no metaverso e em softwares como Unity e MotionBuilder.
Até o momento, nada foi comentado sobre uma possível compatibilidade com os serviços do PS VR2 ou sobre um futuro lançamento nas Américas.
Patente da Sony sugere recurso de comunicação não-verbal em chat
Uma nova patente registrada pela Sony indica os primeiros passos para a implementação de um novo meio de comunicação entre os jogadores. O documento sugere o uso de uma tecnologia artificial para identificar os significados de gestos, com capacidade para coletar dados por meio de ações reais. Clique aqui para saber mais.