Notícias

Sony patenteia sistema de comunicação não-verbal entre jogadores

Jogadores seriam capazes de se comunicar sem precisar usar a voz

por Raphael Batista
Sony patenteia sistema de comunicação não-verbal entre jogadores

Parece que a Sony está pensando em novas formas de comunicação entre os jogadores. Uma patente registrada indica a possibilidade de um sistema de inteligência artificial identificar gestos de um usuário, que poderiam ser enviados como se fossem mensagens para um amigo.

De acordo com a descrição da tecnologia, o sistema coletaria dados das ações através da câmera da plataforma. Com os modelos estabelecidos, os jogadores receberiam recomendações do que fazer com base naquela comunicação não-verbal analisada previamente. Por exemplo: se você apontar pra um determinado lugar, seu amigo irá ver isso.

Essa tecnologia pode ser um grande avanço para jogos multiplayer que utilizam o sistema de voz. No caso de Warzone 2.0, por exemplo, em que é possível se comunicar com os adversários pela proximidade, a patente permitiria o silêncio no grupo e, mesmo assim, todos estariam cientes das ações de cada operador.

Claro que nem sempre as patentes registradas significam que as tecnologias chegarão aos consumidores. Muitas vezes, as empresas apenas seguram a propriedade intelectural para não cair na mão de terceiros.

E o Discord, PlayStation?

O aplicativo de comunicação Discord chegará ao PlayStation e, segundo um insider, estará disponível em algum momento de 2023. A parceria foi anunciada no início de 2021, mas não houve muitos detalhes desde então.