Notícias

Forspoken une “magia e parkour” para dar emoção ao combate; veja detalhes

Square Enix fala sobre recursos de jogabilidade da aventura de Frey

por Jean Azevedo
Forspoken une “magia e parkour” para dar emoção ao combate; veja detalhes

A Square Enix divulgou diversos detalhes sobre o combate de Forspoken em uma publicação no PS Blog. Para deixar o ritmo do gameplay acelerado, os criadores prometem mesclar as habilidades mágicas de Frey com exploração, parkour e outros recursos.

Athia será um mundo aberto cheio de possibilidades, e junto de Cuff, seu bracelete falante, a protagonista poderá tirar proveito do terreno montanhoso do mapa para chegar aos seus objetivos com certa facilidade. Na publicação, Gillen McAllister, da Sony, fala sobre sua experiência em uma versão de testes.

Forspoken tem sistema de seleção de magias e gameplay é frenético

Para abater as criaturas afetadas pela corrupção e ameaçar o governo das Tantas, entidades malignas de Athia, Frey precisará combinar suas magias de forma rápida. Mesclando ataques de curto alcance com disparos à longa distância, o terreno também pode se tornar um aliado para achar melhores brechas e conjurar seus feitiços.

Assim como visto nos demais gameplays de Forspoken, o RPG conta com um sistema de seleção de magias parecido com o menu de ferramentas de Aloy, em Horizon Forbidden West. Quando aberto, a ação tem uma breve desacelerada, e ao escolher a melhor opção, já toma o ritmo normal (e caótico) novamente.

A demo culmina em uma luta de chefe contra um Quinkana Alterado, com presas e cauda ameaçadoras, que exige movimentos rápidos para vencer. Essa também é uma ótima oportunidade para usar a magia de apoio de Sila [uma das Tantas] que invoca uma parede de fogo em volta da Frey.

https://gfycat.com/sizzlingconventionalcrustacean

Frey terá magias de suporte e ataque

Seus ataques poderosos nem sempre serão a melhor resposta, por isso, Frey terá diversas habilidades de suporte em Forspoken. Ao segurar L1 e R1 juntos, os jogadores conseguirão aplicar controles de grupo e, então, causar mais dano aos adversários que ameaçam a protagonista.

https://gfycat.com/spiffyfaithfulatlanticbluetang

Segundo McAllister, é “recomendado e necessário trocar de magias frequentemente, pois cada feitiço é feito sob medida para enfrentar determinada quantidade ou tipo de inimigo”. Em certo momento do game, tais habilidades complementarão umas às outras, o que deixará tudo mais intuitivo e de acordo com seu estilo de jogo.

Conquistando novas habilidades em Forspoken

A aprendizagem de novas skills se dará através de bastante exploração. Ao coletar mana, Frey libera novas habilidades e o próprio jogador escolherá o melhor caminho para evoluir seus poderes. 

Colete mana para desbloquear novos feitiços. As opções de trajes para a Frey não foram mostradas: cada túnica, colar e cor de unha oferece benefícios diferentes. Combine tudo para criar um conjunto de vantagens que se encaixe com o seu estilo de jogo.

https://gfycat.com/waryfabulousatlasmoth

Para auxiliar a encontrar esses recursos, diversos Belfreys de pedra estarão espalhados pelo mapa. Essas estruturas fazem uma varredura e marcam pontos de interesse no mapa. Assim, Frey descobre novas ferramentas, refúgios e segue os principais objetivos da campanha. 

https://gfycat.com/slightshoddyguineafowl

Para alcançar tais lugares apontados pelos Belfreys, a personagem precisará fazer bom uso do terreno e do parkour.

Há um prazer simples e singular no fluxo do parkour. Comece indo para qualquer direção, depois segure o botão círculo e comece a planar. Você pode soltar o botão por alguns segundos, seja para fazer uma transição para um pulo ou para girar a câmera. Assim, embora o vale seja enorme, o deslocamento por ele é agradavelmente rápido.

Forspoken será lançado no dia 24 de janeiro de 2023. Outros detalhes do gameplay já foram divulgados pela Square Enix anteriormente, veja aqui!