Notícias

Ubisoft cancela Ghost Recon Frontline e outros três projetos

Relatório financeiro do primeiro trimestre de 2022 confirmou grandes movimentos em jogos importantes

por André Custodio
Ubisoft cancela Ghost Recon Frontline e outros três projetos

A Ubisoft divulgou o relatório financeiro referente ao primeiro trimestre de 2022 e detalhou informações preocupantes. Com uma queda anual nas receitas e uma perda de 9,8% nos lucros em relação ao mesmo período de 2021, a estratégia para reaver os custos foi cancelar quatro jogos em desenvolvimento, incluindo Ghost Recon Frontline e Splinter Cell VR.

O encerramento dos games foi comunicado pelo próprio Yves Guillemot, CEO da publisher, durante uma teleconferência com investidores. Segundo o executivo, os recuos nos projetos foram necessários para reduzir gastos operacionais e adotar um planejamento de longo prazo.

Anunciado pela primeira vez em setembro de 2020 como um título para o Oculus, Splinter Cell VR é um projeto paralelo e não se trata do remake da franquia — ainda nos planos da empresa. Já Ghost Recon Frontline conseguiu ir um pouco além da revelação e quase teve seu beta iniciado, mas viu o adiamento dos testes e uma série de outros problemas interromper sua produção.

banner de ghost recon frontline
Fonte: Ubisoft

Com um “desempenho melhor do que o esperado” de séries como Far Cry, Assassin’s Creed e Rainbow Six, a Ubi estima que haja bem mais sucesso financeiro no segundo semestre. Os cálculos do diretor financeiro Frédérick Duguet apontam uma arrecadação de até € 270 milhões nos meses restantes, enquanto espera uma meta anual de € 400 milhões.

Além dos jogos de renomadas franquias da Ubisoft, outros dois títulos AAA “não anunciados” também foram arquivados, mas nada foi comentado sobre eles. Dessa forma, a empresa pretende “estabilizar seu quadro de funcionários” até o final do ano fiscal atual — março de 2023 — para retornar aos níveis do período anterior.

Ubisoft adia Avatar: Frontiers of Pandora para o próximo ano fiscal

Durante a teleconferência, Guillemot também confirmou o adiamento de Avatar: Frontiers of Pandora para o próximo ano fiscal. Anteriormente previsto para chegar no final de 2022, o título de aventura foi empurrado para o período entre abril de 2023 e termina em março de 2024. Clique aqui para saber mais.

Essa e outras matérias você pode conferir na íntegra através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias.