Notícias

Patente da Sony sugere sistema capaz de evitar assédios em jogos online

Sistema forneceria relatórios de atividades sobre assédio

por André Custodio
Patente da Sony sugere sistema capaz de evitar assédios em jogos online

A Sony registou uma patente recentemente e, aparentemente, visa rastrear o comportamento do usuário, através de interações com o mundo virtual, para avaliar possíveis casos de abuso e assédio. De acordo com o GameRant, a descrição da tecnologia menciona o termo MMO e sugere foco em títulos essencialmente online.

A ideia é evitar que jogadores anônimos possam contribuir negativamente no ecossistema online de outras pessoas. Para isso, o sistema conseguiria compreender se o rastreado está interagindo com a plataforma para progredir na campanha ou incomodar outros participantes.

Esse mecanismo monitoraria a relação entre membros da comunidade e itens ou cenários de jogos, já que esses aspectos permitem o aproveitamento de certas vantagens em games massivos. Assim, a tecnologia forneceria as condições para o desenvolvimento de uma linha de frente no combate a práticas abusivas.

sony
Logomarca da SIE

Não está claro como esse sistema será implementado ou como ocorrerá a avaliação dos comportamentos para diferenciar um abusivo de um não abusivo. Porém, sua possível chegada abre portas para um rigoroso recurso de desintoxicação gamer, viabilização a redução do griefing — provocação ou assédio deliberado de jogadores por meio de interação em jogos multiplayer online — e de consequentes denúncias.

Atenção! O registro da patente não significa que a Sony realmente lançará a tecnologia. Possivelmente, a empresa japonesa só fez isso para proteger seus direitos autorais.

Sony pode revelar Spartacus na próxima semana

Outra novidade da Sony é possível chegada do Spartacus, serviço de assinatura para o PlayStation. Em reportagem, o Bloomberg revelou que a plataforma será anunciada na próxima semana. Clique aqui para saber mais.