Tomb Raider completa 25 anos nesta segunda-feira (25)
Primeiro game da franquia lançado em 1996 marcou o início de um legado
O primeiro jogo de Tomb Raider foi lançado em 25 de outubro de 1996, ou seja, ele completa 25 anos nesta segunda-feira (26). A franquia fez de sua protagonista um ícone pop e conseguiu, com grande estilo, conquistar fãs por todo o mundo.
Apesar de ter crescido bastante em popularidade após estrear nos consoles da Sony, sua primeira aparição foi no Sega Saturn. Em novembro, o game chegou ao PlayStation e PC. Vamos relembrar como foi?
Tudo começou no Peru
A primeira aventura de Tomb Raider levou a arqueóloga Lara Croft para a cidade de Vilcabamba, no Peru. Para juntar um artefato dividido em três partes conhecido como Scion, a aventureira tem de partir para Grécia e Egito. O carimbo final de seu passaporte foi o continente perdido de Atlântida.
Desenvolvimento começou em 1993
A produção de Tomb Raider esteve nas mãos da Core Design desde 1993. Os programadores levaram cerca de 18 meses para concluir os trabalhos. Sua apresentação para o público ocorreu somente em 1996 no European Computer Trade Show — uma espécie de E3 da época.
Lara Croft seria um homem
A equipe pretendia introduzir um personagem do gênero masculino ao invés da Larinha que conhecemos hoje. Após os devs estudarem um pouco mais a obra e repararem no fato de ter mais puzzles e ação stealth, escolheram, após muitas mudanças, uma arqueóloga para estrelá-la.
De acordo com Toby Gard, designer responsável pelo visual da protagonista, a astuta exploradora passou por alterações até mesmo no nome, que antes seria Laura Cruz, para demonstrar uma pegada mais “britânica e militar”. A dificuldade dos americanos em pronunciar o nome resultou na opção atual.
O jogo encantou a crítica
No Metacritic, Tomb Raider está com uma média de 91 pontos. A recepção do público também é alta e chega aos 8.4/10. Em 1997, o jogo foi escolhido por muitos desenvolvedores como o melhor do gênero de ação na época.
Nas vendas, Tomb Raider trouxe muito lucro
Um ano antes do lançamento do jogo, a Eidos Interactive contava com um déficit de US$ 2,6 milhões nas suas contas. Após a estreia do game, esse valor foi pulverizado: a empresa já havia lucrado US$ 14,5 milhões graças às suas vendas.
No PlayStation, o título figurou como um dos mais comercializados, virando grande xodó dos jogadores. O jogo foi um dos primeiros a fazer parte da Platinum Series da marca e seu sucesso fez seu sucessor se tornar um dos mais aguardados de 1997.
Sucesso digno de menções no “Livro dos Recordes”
O sucesso nas vendas por todos estes anos foi notável. Em 2019, o número de 44.500.000 unidades vendidas fizeram de Lara Croft a “heroína com mais jogos vendidos da história”. A aventureira se tornou um ícone da cultura pop.
Graças à sua popularidade, a protagonista da franquia aparece duas vezes no Guinness World Records. Uma das conquistas diz respeito ao fato de 270 cosplayers se vestirem como a personagem e se juntarem na Paris Game Week, em 2016.
No entanto, os amantes da arqueóloga levaram a disputa a sério e pegaram o primeiro lugar após cerca de 316 pessoas se juntarem nos estúdios da Warner Bros. Pictures, em Beijing (China). Bela resposta, né?
Lara Croft para todos os gostos
Seja através de filmes, séries e até adaptações animadas, a protagonista de Tomb Raider chegou a um imenso público com o passar dos anos. Em sua aparição mais recente, ela se apresentou como uma skin em Fortnite.
Anime a caminho e filme gerando expectativas
Enquanto Misha Green (diretora de Tomb Raider 2) e Alicia Vikander (atriz de Lara Croft) já se entendem mesmo antes de começarem os trabalhos, tem muito mais conteúdo relacionado à arqueóloga a caminho.
A Netflix anunciou uma adaptação animada sobre a aventureira. A história se passará após os acontecimentos da trilogia desenvolvida pela Crystal Dynamics, para PS4.
Apesar de tratarem do mesmo assunto, os filmes e a produção da gigante do streaming não compartilharão o mesmo universo. Quem comemora são os fãs, que terão muitas opções para assistir nos próximos anos.
Chegaram a jogar o primeiro Tomb Raider? Contem pra gente nos comentários!