Final Fantasy: do pior para o melhor
Listamos todos os Final Fantasy já lançados para PlayStation e os alinhamos de acordo com a nota no Metacritic
Final Fantasy é uma franquia de longa data e com uma bela história nos consoles da Sony. Os títulos da série contam com narrativas fantásticas e exploram muito bem cada um dos personagens, mas uma produção ou outra sempre acaba se destacando.
A equipe do MeuPS juntou todos os Final Fantasy já lançados para os consoles da Sony e os organizou em uma lista. Vale lembrar que alguns spin-offs e DLCs podem acabar não aparecendo.
Você apostaria em qual das histórias como a número 1? Cloud Strife? Noctis? Confira abaixo qual a colocação do seu jogo favorito da série de acordo com a média do Metacritic:
22. Dirge of Cerberus Final Fantasy VII – (PS2) – 57 – 2006
Muito bem recebido pelos jogadores, mas castigado na nota no Metacritic. A aventura de Vincent Valentine se passa três anos após os acontecimento de FFVII e alguns heróis chegam a dar as caras no game.
De alguma forma, o personagem está conectado com os acontecimentos que deixaram o universo daquela maneira, resta a ele descobrir.
21. Final Fantasy II – (PSP) – 63 – 2007
Nos primórdios da franquia, o caos foi estabelecido após um imperador invocar muitas criaturas demoníacas e grande parte da população ser dizimada, deixando muitas crianças órfãs.
Das crianças sobreviventes, surgem novos vingadores que farão de tudo para dar o troco pela morte de seus pais.
20. Dissidia: Final Fantasy NT – 64 – (PS4) – 2018
Em parceria com a Team Ninja, a Square Enix juntou 20 personagens icônicos de toda a franquia em uma arena com batalhas 3v3. A possibilidade de jogar online foi uma ótima adição, e ver os protagonistas lutando entre si foi uma experiência única para os fãs.
Porém, o gameplay deixou a desejar e acabou ocupando as posições iniciais da nossa lista.
19. Lightning Returns Final Fantasy XIII – (PS3) – 66 – 2014
O RPG de ação traz de volta a protagonista de FF XIII-2, 500 anos depois do acontecimento do jogo. A conclusão da saga de Lightning vem em grande estilo, mas não ocupa as melhores posições da lista.
18. Final Fantasy – (PSP) – 67 – 2007
Um sucesso entre os jogadores com uma pontuação de 8,7, a crítica especializada bateu pesado. A lenda começa quando quatro jovens guerreiros são invocados por um cristal para restaurar a harmonia do mundo.
O verdadeiro clássico da franquia Final Fantasy.
17. World of Final Fantasy – (PS3) – 77 – 2016
Viajar pelo mundo de Grymoire no controle de Lann e Reynn é uma experiência bem diferente. Além de encontrar nomes como Cloud e Lightning enquanto a narrativa se desenrola, os jogadores podem capturar e adestrar pets para utilizá-los em batalha.
16. Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy – (PSP) – 78 – 2011
Mais um ciclo entre os deuses Chaos e Cosmos onde os principais guerreiros do universo são convocados. Dois anos após o primeiro, colocar os personagens em mais jogo de luta, o jogo serve como um aquecimento para os acontecimentos do título original.
15. Final Fantasy XIII-2 – (PS3) – 79 – 2012
Três anos após os eventos de FF XIII, Lightning sumiu do radar e Snow está longe de ser encontrado. Serah nota algo fora do lugar e se junta à Noel para encontrarem a protagonista.
14. Dissidia: Final Fantasy – (PSP) – 79 – 2009
Recheado de personagens de demais jogos da saga de Final Fantasy como Tidus, Cloud e Luneth para lutar contra Chaos, o deus da discórdia. Defenda a deusa da harmonia, Cosmos, e destrua seus inimigos em batalhas 1v1.
13. Final Fantasy XV – (PS4) – 81 – 2016
A saga de Noctis, príncipe do Reino De Lucis, em um mundo aberto ao lado de seus melhores amigos é uma dos grandes sucessos recentes da série Final Fantasy. A variedade de golpes e a liberdade dada aos jogadores no gameplay impressiona.
A possibilidade de editar o visual do seu veículo é um “plus” ao título.
12. Final Fantasy XIII – (PS3) – 83 – 2010
A abertura da Fabula Nova Crystallis trouxe uma nova mecânica para a franquia. A invocação de monstros e chocobos dirigíveis dividiu espaço com a possibilidade de desenvolver com mais liberdade os papéis de cada membro do grupo de Lightning.
Embarque em uma saga pelo mundo de Cocoon e busque por respostas sobre a irmã da protagonista. Vale lembrar: Mom’s are tough!
11. Crisis Core: Final Fantasy VII – (PSP) – 83 – 2008
A história de como Zack se tornou um dos melhores combatentes da Shinra e acabou atingindo o patamar de 1ª classe da corporação.O verdadeiro portador da Buster Sword protagoniza os principais segredos não respondidos em FFVII.
10. Final Fantasy Tactics – (PS1) – 83 – 1998
Com mais de 20 tipos de classes e 400 habilidades a disposição, o modelo de RPG com um gameplay mais estratégico conquistou os fãs da franquia marcando 9.1 de média.
O game se passa em um reino medieval e conta a história de Ramza Beoulve, um soldado que descobre um plano sinistro e misterioso durante a Guerra do Leão, uma disputa pelo trono do reino entre os nobres da época.
9. Final Fantasy XI – (PS2) – 85 – 2004
O mundo de Vana’diel está em guerra, e pela primeira vez na franquia, ainda no PS2, Final Fantasy se tornou um MMO. Diversas missões levavam os jogadores para descobrirem o enredo principal e o título contou com cinco DLCs e seis cenários extras.
8. Final Fantasy X-2 – (PS2) – 85 – 2003
O jogo se passa logo após o final da jornada de Yuna para derrotar Sin. Com a heroína como protagonista, ela parte para buscar pistas sobre um tal jogador de Blitzball, o qual ela pensou ter partido para uma vida melhor.
7. Final Fantasy XIV Online – (PS4) – 86 – 2014
Um MMO de Final Fantasy, um prato cheio para os amantes da série. A Square Enix segue disponibilizando conteúdo para mantê-lo online e atrativo para os jogadores.
No dia 23 de novembro, a expansão Endwalker chega ao título.
6. Final Fantasy VII Remake – (PS4) – 87 – 2020
Cloud Strife retorna em grande estilo com direito a um remake de qualidade da Square Enix. O mercenário tem de lidar com seus problemas com a Shinra e seu passado como soldado de 1ª classe enquanto tenta salvar parar a extração de Mako.
5. Final Fantasy VIII – (PS1) – 90 – 1999
No controle de Squall Leonhart, estudante de Balamb Garden e mercenário da SeeD, os jogadores enfrentam os adversário em posse de uma Gunblade e terão de resolver alguns problemas políticos prejudiciais para o futuro do planeta.
Salvar o mundo é um risco, pois os players terão de lidar com Edea, uma feiticeira, e com a república de Galbadia, domada pela bruxa.
4. Final Fantasy XII – (PS2) – 92 – 2006
No mundo de Ivalice, a princesa Dalmasca foge do reino e decide colocar a mão na massa para buscar vingança pela queda de seu império e se junta a outros aliados para derrotar o Império de Archadia.
3. Final Fantasy X – (PS2) – 92 – 2001
Tidus, protagonista do título, é arrastado para um mundo desconhecido chamado Spira e a única coisa que reconhece nesse mundo é o seu esporte favorito: blitzball. Após fazer amizade com Yuna, eles partem em uma missão para derrotar Sin, o monstro responsável por traumas no passado do personagem.
2. Final Fantasy VII – (PS1) – 92 – 1997
Uma aventura épica dividida em 3 CDs e com animações 3D bem avançadas para a época, a aventura de Cloud Strife, produzida pela Square Soft é uma obra de arte e a nota da crítica e dos fãs da série já são uma bela referência para dizer o quão grandioso foi o título.
1. Final Fantasy IX – (PS1) – 94 – 2000
Uma despedida em grande estilo do PS1, Final Fantasy IX contava com novidades nos detalhes dos personagens, veículos e cenários com um capricho fora do comum. Garnet e Zidane são os protagonistas da épica jornada do título.
Curiosamente, o jogo tem versão para PS4 e está prestes a virar uma animação.
O futuro de Final Fantasy
Três novidades já foram anunciadas sobre o futuro da franquia. Final Fantasy XVI, anunciado como exclusivo temporário do PS5 e em produção há algum tempo, e Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin, uma abordagem diferente apresentada pela publisher.
A sequência da aventura de Cloud Strife em FF VII Remake também está em desenvolvimento. Essa lista tem tudo para crescer, e torcemos para que alguém supere o nosso número 1 em breve.
Concordou com as notas? Conta pra gente qual é o melhor Final Fantasy de todos e o motivo na sessão de comentários abaixo!