PlayStation: vendas aumentam para US$ 5,6 bilhões, mas receita operacional cai
A queda na receita operacional significa que houve lucro descontando as despesas gerais, mas sem descontar impostos e juros
A Sony divulgou, nesta quarta-feira (04), os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal da PlayStation, registrando um aumento de vendas para US$ 5,6 bilhões — mas, ainda sim, com queda na receita operacional da empresa. Isso significa que houve lucro descontando as despesas gerais, mas sem tirar impostos e juros.
Nos três primeiros meses do ano fiscal vigente, encerrados em 30 de junho de 2021, a divisão de Game & Network Services da Sony registrou queda de 40,6% no lucro operacional, representando US$ 762,9 milhões. Isso pode estar atribuído a uma série de fatores, incluindo a diminuição das vendas do PS4 e a perda do preço estratégico do PS5.
Para efeitos de comparação, no ano passado a Sony vendeu 1,9 milhão de unidades do PS4 — graças ao isolamento social, que aumentou a demanda por entretenimento doméstico. Agora, apenas 500.000 unidades foram vendidas durante o mesmo período deste ano. Por outro lado, o PS5 vendeu 2,3 milhões de unidades apenas no primeiro trimestre do ano fiscal de 2021.
No que diz respeito aos jogos de PlayStation, 63,6 milhões de unidades foram vendidas em ambos os consoles no último trimestre — bem abaixo dos 91,4 milhões do mesmo período no ano passado, este impulsionado pelas vendas de 4 milhões de cópias de The Last of Us Part II. Este ano, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal se destacaram no mesmo período — com 1,1 milhão e 560.000, respectivamente.
Por fim, houve uma queda de 16% na receita total de vendas de jogos e conteúdos — de US$ 4 bilhões para US$ 3,2 bilhões. No que diz respeito ao hardware, a empresa gerou US$ 934,3 milhões de receita em toda a família PlayStation, número bem acima dos US$ 508,3 milhões no primeiro trimestre fiscal do ano passado.
PlayStation Plus: Sony registra perda de 1,3 milhão de assinantes
Apesar do aumento anual, no mesmo documento a Sony também registrou a perda de 1,3 milhão de assinantes do serviço PlayStation Plus se comparado aos dois últimos trimestres. Confira os detalhes!