Update oficial de 60 FPS para Bloodborne no PS5 é possível, diz modder
Recente atualização de Ratchet & Clank para o novo console mostrou que o trabalho é mais simples do que esperava
A saga de Bloodborne a 60 FPS no PlayStation 5 ganhou um novo capítulo no último sábado (03). O modder Lance McDonalds, responsável por um patch não oficial que libera a taxa de quadros, disse que é, sim, possível a Sony lançar um update para aumentar o desempenho no novo console.
Em uma thread no Twitter, ele comentou sobre a recente atualização de Ratchet & Clank para o hardware. O modder ficou surpreso que a PlayStation (Insomniac Games) conseguiu habilitar os 60 FPS em um kit de desenvolvimento antigo.
Dessa maneira, seria um trabalho bem mais fácil do que imaginava providenciar uma atualização para o game da FromSoftware. Antes, ele acreditava que o processo seria mais complicado, pois pevia que era necessário alterar arquivos antigos do jogo.
The obvious segue here: this means Bloodborne could theoretically be officially updated to run at 60fps (not 4K though, that requires the PS4 Pro SDK) without an SDK retarget. So the job is even easier than we assumed. So why the heck isn’t it being done?
— Lance McDonald (@manfightdragon) April 3, 2021
A PlayStation está de alguma forma habilitando jogos que são compilados em SDKs (kits de desenvolvimento de softwares) extremamente antigos para detectar que eles estão rodando no PS5 e desbloquear a taxa de quadros. Não sei como eles estão fazendo isso, mas é extremamente legal e deve tornar a vida dos desenvolvedores muito mais agradável, não tendo que alterar para um novo SDK. O óbvio segue: isso significa que Bloodborne poderia, teoricamente, ser atualizado oficialmente para rodar a 60 FPS (não 4K, que requer o PS4 Pro SDK) sem um redirecionamento do SDK. Portanto, o trabalho é ainda mais fácil do que pensávamos. Então, por que diabos não está sendo feito?
I always assumed the method I used to patch Bloodborne to run at 60fps would not be able to be done officially because PlayStation would also require a recompile and SDK update, which mine doesn’t do. But they just dropped a PS5 patch for Ratchet and Clank without changing SDK
— Lance McDonald (@manfightdragon) April 3, 2021
Eu sempre assumi que o método que usei para corrigir o Bloodborne para rodar a 60 FPS não poderia ser feito oficialmente, pois a PlayStation precisaria recompilar e atualizar o SDK, sendo que o meu não. Mas eles acabaram de lançar um patch PS5 para Ratchet & Clank sem alterar o SDK.
Até o momento, jogo permanece travado em 30 FPS até o momento. Vale lembrar que títulos como Days Gone, Ghost of Tsushima e God of War receberem patches para aprimorar o desempenho no PS5, muitos esperavam que o título da FromSoftware também ganhasse, mas isso não aconteceu.
Bloodborne no PS5 rodando a 4K em 60 FPS
Aproveitando do patch do Lance McDonald, o Digital Foundry, canal especializado em análises técnicas de jogos, divulgou um vídeo de Bloodborne rodando a 4K em 60 FPS no PS5. O veículo usou uma técnica de inteligência artificial para elevar a resolução.
O resultado mostra o game como se tivesse sido desenvolvido para anova geração, com fluidez e nitidez de encher os olhos. Veja aqui!