Notícias

Sony justifica preços dos jogos: “temos os melhores exclusivos”

Qualidade dos exclusivos da Sony justifica altos preços, segundo Jim Ryan

por Vinícius Paráboa
Sony justifica preços dos jogos:

Não é segredo pra ninguém que a Sony possui diversos games exclusivos de grande qualidade em seu catálogo. E a própria empresa reconhece isso, também como forma de justificar o aumento nos preços dos jogos na next-gen.

Em entrevista ao portal sul-coreano Naver, o diretor executivo da SIE, Jim Ryan, explicou que os títulos de PS5 vão ser tão bons a ponto de valerem seus preços.

É difícil falar sobre o mercado geral de jogos ou de outros consoles, mas eu acho que o valor é óbvio no caso do PS5. Vamos entusiasmar os fãs de todo o mundo com os melhores exclusivos do mercado e oferecer uma experiência de próxima geração que os cativarão.

Os preços dos jogos exclusivos de PlayStation 5 já foram divulgados anteriormente. A next-gen contará com um aumento de cerca de US$ 10 em comparação aos jogos de PlayStation 4. Parece pouco, mas em uma moeda com forte desvalorização como a nossa, pesa um pouco. Alguns jogos estão batendo na casa dos R$ 350 no varejo.

Em 2021, a Sony promete trazer pelo menos mais dois first-party de peso: God of War e Horizon Forbidden West. Os preços deles ainda não foram divulgadas, mas devem ficar distantes do patamar atual.

Aumento nos preços dos jogos next-gen

Nos últimos meses, muito se debateu sobre o aumento nos preços dos jogos na next-gen. Empresas como a Sony, Activision Blizzard e Take-Two Interactive subiram a pedida dos seus games em pelo menos US$ 10 nos EUA. Enquanto isso, Capcom e Ubisoft ainda parecem indecisas quanto ao assunto.

A Take-Two defendeu publicamente o acréscimo: na visão da companhia, os custos para se criar títulos na próxima geração subiram exponencialmente. NBA 2K21 foi o primeiro a ser listado por US$ 69,99, ao invés dos costumeiros US$ 59,99.

Em junho, o ex-presidente da Worldwide Studios, Shawn Layden, comentou como o modelo atual de AAAs é insustentável. Ele afirmou que desde o início de sua carreira na indústria, os lançamentos sempre chegaram a US$ 59,99. Tal valor jamais encareceu, em outras palavras, ficou difícil para empresas arcarem com os projetos.