Áudio 3D: um dos principais recursos para o PlayStation 5
Mark Cerny explicou mais sobre como a experiência sonora será melhorada.
A Sony revelou boa parte das características técnicas do PlayStation 5, entrando em detalhes mais profundos sobre o funcionamento de determinados componentes. Um dos destaques da “conferência” foi áudio 3D, que promete incrementar a jogatina.
Mark Cerny destacou a importância da engine Tempest para o complexo sistema áudio. Segundo o arquiteto, a tecnologia entregará um nível de qualidade muito superior em relação às gerações passadas e fará da experiência de áudio algo único para jogadores e desenvolvedores.
Mark disse que o áudio 3D se trata de “presença e localidade”. Ou seja, o videogame será capaz de rastrear com precisão a posição de cada um dos objetos e representar as ondas sonoras emitidas. O formato dos ouvidos e até o tamanho da cabeça dos jogadores foram levados em consideração para, justamente, trazer uma experiência realista.
O que nós geramos é uma unidade com aproximadamente a mesma potência e largura de banda de oito núcleos do Jaguar (engine de áudio do PS4) juntos. Usando os mesmos algoritmos do PSVR, é possível traçar cerca de cinco mil fontes de som.
Cerny disse que a Tempest Engine não vai exigir um headset muito sofisticado. Boa parte da experiência poderá ser aproveitada com fones comuns. A Sony ainda está especialmente empolgada com os sistemas de alto-falantes das futuras TVs, acreditando num possível suporte para a Tempest.
O desenvolvimento dessa experiência sonora tem sido um verdadeiro desafio os engenheiros da empresa japonesa. Afinal, as pessoas não possuem o mesmo formato de cabeça e/ou ouvidos. Por isso, a empresa reuniu um total de 100 usuários e criou predefinições baseadas em uma média.
O projetista reforçou que o pleno potencial do sistema de áudio vai demorar um pouco para ser alcançado, porque o HRTF – nome dado à tecnologia utilizada para criar as predefinições de cada pessoa – terá uma boa variação conforme há um grande número de usuários na plataforma. No entanto, a Sony pode coletar informações para adaptar o sistema e tornar o recurso ainda mais evoluído.
Talvez, vocês mandem para nós uma foto do ouvido e usaremos como uma network neural para o modelo mais próximo do HRTF da nossa biblioteca. Talvez, um vídeo da sua cabeça e ouvidos nos permita sintetizar um novo modelo […] Essa é uma jornada que descobriremos juntos nos próximos anos. Ultimamente, estamos comprometidos em entregar um novo nível de realismo.
O áudio será uma experiência-chave para o PlayStation 5. Porém, há muita por debaixo dos panos. Possivelmente, a Sony trará mais detalhes sobre o console num futuro próximo.