Novo Resident Evil pode ser muito mais que “só” Outbreak
A Capcom sabe o que faz
A discussão multiplayer x single player gera, sempre, debates intensos entre os jogadores. O mais recente caso gira em torno de um novo Resident Evil. Quando as primeiras imagens do Project REsistance vazaram, rapidamente começaram a ser feitas associações com Resident Evil Outbreak, uma experiência multiplayer cooperativa. Mas e se a ideia for além? Se a nova aposta for realmente algo novo?
Os últimos rumores sugerem que Project REsistence é um multiplayer assimétrico 4×1 ao estilo de Dead by Daylight. O conteúdo seria ofertado como um modo online de Resident Evil 3 Remake ou um jogo standalone. Nenhuma das duas situações podem ser descartadas até agora. É difícil imaginar que a Capcom esteja com dois grandes projetos de Resident Evil ao mesmo tempo (RE3 Remake e REsistance). No entanto, informações apontam que a aventura de Jill Valentine estaria sendo produzida por uma equipe diferente de RE2.
O multiplayer fere a essência RE?
Em uma era com forte investimento em jogos multiplayer, não é difícil imaginar que o novo Resident Evil também participará desta onda. Isso não abre mão da essência da série, já que Outbreak foi um dos primeiros jogos cooperativos online da indústria de videogames.
O game criado pelo próprio Shinji Mikami é considerado um spin-off que agrega informações vitais para a série. No entanto, Outbreak sofreu um pouco por ser um tanto a frente de seu tempo. Era baseado na cooperatividade online em uma época em que não havia sequer uma estrutura ideal para isso.
No dias de hoje, um Outbreak aliado à experiência multiplayer obtida pela Capcom em Monster Hunter: World, pode resultar em um conteúdo alternativo da franquia bem-sucedido. Afinal, a série Resident Evil viveu ao longo dos anos contemplando ambos os lados: single e multiplayer.
Componente online em jogos anteriores
Resident Evil 5 e 6 foram dois títulos que contaram com um componente cooperativo bem-estruturado. Não é como se a funcionalidade fosse novidade para a série, mas os dois games são mais lembrados por uma jogabilidade mais voltada para a ação. Apesar do sexto episódio não ser tão aclamado pela comunidade, o quinto jogo é lembrado com um pouco mais de carinho (e é um dos mais vendidos da franquia).
Claro que existem algumas tentativas de multiplayer online em Resident Evil que não deram muito certo, como Operation Raccon City e Umbrella Corps. No entanto, além de passarem muito longe do terror ou da tensão da franquia, esses games trouxeram experiências de ação muito abaixo do esperado.
Caso o novo Resident Evil “REsistance” seja algo mais próximo do Outbreak clássico, então o foco estaria em elementos como o terror, a atmosfera tensa, o perigo iminente. Teríamos aí a chance de ver um jogo de sobrevivência cooperativa nos moldes da série.
Sendo um jogo ou um modo online, REsistance poderia oferecer conteúdo por temporadas, adicionais inspirados em outros jogos da franquia – como skins de personagens, armas icônicas do jogos e, claro, os mais temíveis monstros/mortos-vivos/criaturas de toda a saga. O título seria um fan-service vivo, mantendo a comunidade engajada por um bom tempo.
Ideia do modo é estilo DOOM
O multiplayer assimétrico de REsistance pode se desenrolar de forma semelhante ao BATTLEMODE de DOOM Eternal. O modo trará quatro jogadores na posição de demônios e um no papel do fuzileiro. Em uma arena, os demônios se organizam para derrubar o soldado superforte.
Contudo, com o novo Resident Evil, os papéis poderiam se inverter. As imagens vazadas sugerem a presença de quatro sobreviventes. O grupo poderia enfrentar Nemesis, Jack Baker, ou Mr.X, ou qualquer outro monstro marcante da série controlado por um jogador. Vai me dizer que isso não iria gerar um novo tipo de experiência divertida?
A experiência cooperativa seria investida de uma forma inédita na franquia. Honraria o passado de Outbreak, mas não se contentaria em apenas ser um remake do jogo de 2003. Aparentemente, a Capcom deseja dar novas caras às antigas produções e o multiplayer assimétrico permitiria o cumprimento deste objetivo.
E se for um Resident Evil Outbreak?
Ainda há a possibilidade do novo Resident Evil ser, justamente, uma reimaginação de Resident Evil Outbreak. Trazer o título de volta à vida também não é uma má ideia, porque a experiência ofertada seria muito melhor nos consoles atuais.
RE Outbreak foi considerado um game “a frente do seu tempo”. O título exigia conexão com a Internet numa época que isso não era comum. Os elementos de terror, uma aproximação da história com pessoas “normais” e ideias inéditas para a franquia marcaram o jogo de forma positiva. A fórmula é adaptável para o mundo contemporâneo e isso pode favorecer o alcance de diferentes públicos para a franquia.
Sendo um novo Outbreak ou indo além da sua ideia original, a intenção da Capcom é apresentar algo inédito e isso não deixa a companhia cair na mesmice. Com os acertos dos últimos jogos, a empresa tem nas mãos a oportunidade de brilhar mais uma vez.
Mas eu quero Resident Evil 3…
Claro que nós gostaríamos de passar por mais outra experiência tensa, assustadora e narrativa como foi Resident Evil 2. Imaginar o Nemesis quebrando a janela da delegacia na atual geração traz calafrios e boas memórias.
Porém, há também espaço para algo inovador, diferente, quebrando expectativas para oferecer uma nova visão. Deixar o foco narrativo dar “uma respirada” é justificado a fim de entregar uma experiência multiplayer igualmente memorável. Com isso, Resident Evil 3 poderá retornar ainda mais glorioso, ainda maior e ainda mais épico do que o próprio Nemesis dizendo “Staaaarrrsss”.
Fato é que a Capcom encontrou o caminho para o coração dos jogadores. Monster Hunter: World, Devil May Cry V, Resident Evil 2, os jogos apresentam boas vendas e críticas bastante positivas. Diante disso, ela não vai correr o risco em entregar algo que não seja tão bom quanto suas últimas produções – pelo menos, é o que esperamos.
Tudo será esclarecido no dia 9 de setembro. A Capcom vai finalmente apresentar o Project REsistance e nós teremos informações concretas sobre o jogo.
Qual é sua opiniões sobre o novo Resident Evil? O que você mais espera?