Review

UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões: vale a pena?

Trazendo Uncharted 4: A Thief's End e Uncharted: The Lost Legacy ao PlayStation 5, bundle é uma ótima pedida para fãs da série

por Thiago Barros
UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões: vale a pena?

Ah, que saudade de você, Nathan Drake! UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões é um belo presente para quem está há seis anos sem ver seu explorador favorito dar as caras nos games. Com visuais melhorados e toda a nova experiência que o PlayStation 5 proporciona, o jogo faz com que Uncharted 4: A Thief’s End, que já era incrível em 2016, fique ainda melhor.

E não é só isso. Uncharted: The Lost Legacy, de 2017, também recebeu o “upgrade” para a nova geração. Portanto, além de Nate, Elena, Sam e Sully, Nadine e Chloe também estão mais bonitas do que nunca. Sabe aqueles cenários incríveis das explorações delas? No PS5, é tudo mais vivo, mais colorido, mais imersivo. As maravilhas que a tecnologia pode fazer, não é mesmo?

Se a despedida de Nate foi considerada obrigatória e a aventura de Chloe e Nadine super bem recomendada em suas respectivas épocas, não seria agora, depois de melhorar o que já era ótimo, que seria diferente, certo? Sim, UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões vai, com certeza, ser uma bela adição à sua prateleira de jogos de PS5.

O ápice da experiência Uncharted

Para muitas pessoas, Uncharted 2 é o melhor jogo da franquia. E, claro, o primeiro título traz muitas memórias afetivas, enquanto o 3 possui cenas clássicas – como aquela do avião, que estará até no filme. Mas Uncharted 4 e Uncharted: The Lost Legacy são o ápice da experiência da série, em termos de gameplay, gráficos e consolidação do produto.

Uncharted: Coleção Legado dos Dragões
Uncharted: Coleção Legado dos Dragões mata nossa saudade (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Não há como negar que Uncharted 4 é uma obra de arte, desde a sua história incrível (e cheia de referências ao que veio anteriormente) até o epílogo emocionante (e que deu um alívio em muita gente). Nem que The Lost Legacy tem alguns dos cenários mais lindos que já vimos. Realmente, de tirarem o fôlego. Além de um enredo também super bem desenvolvido.

E o que falar das cenas de ação em ambos os games? A perseguição de Madagascar e a batalha com Asaf no trem são grandes exemplos. Além dos puzzles desafiadores, dos diálogos divertidos, da mística em torno dos artefatos que eles buscam… Tudo isso, agora, se junta a um carregamento super rápido e uma imersão maior do que nunca em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões.

O que mudou?

Aqui, a proposta não é falar muito da história e de atributos dos jogos originais, mas sim do que mudou com essa nova versão. E, claro, precisamos falar primeiramente do visual. UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões oferece gráficos estonteantes em 4K. Seja com o Modo Fidelidade, com 4K real a 30 FPS, seja no Desempenho, com 60 FPS e resolução 4K aprimorada a partir da base de 1.440 pixels.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem um belo modo foto (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem um belo modo foto (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Os cenários ficam realmente mais vivos, e principalmente, as expressões dos personagens parecem ainda mais reais. Nas cutscenes, os closes valorizam bastante esse trabalho, assim como no Modo Foto. Cheio de possibilidades, e com a opção de “dar zoom” em diversos momentos, ele permite notar como tudo está extremamente bonito. Tanto em Uncharted 4 quanto em Lost Legacy.

E se você tiver uma TV compatível com 120 FPS, é disponibilizado o modo Desempenho+, com resolução Full HD, mas a performance é ainda melhor para o gameplay. Em um jogo como Uncharted, com cenas de ação frequentes e tiroteios com a tela repleta de inimigos, pode ser uma opção interessante.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem visuais estonteantes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem visuais estonteantes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Nos testes realizados pelo MeuPS com UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões, a opção mais equilibrada foi a de Desempenho com 60 FPS. A qualidade visual é muito alta, e o gameplay não é prejudicado. Tudo flui bem e continua muito atual, o que impressiona, tendo em vista que são jogos de cinco (ou mais) anos atrás. As movimentações dos personagens, o controle de veículos, a exploração…

Além, é claro, de ser realçado pela experiência com o DualSense. O controle do PlayStation 5, realmente, é a invenção da geração. Você sente na ponta dos dedos o que o jogo quer te passar. Seja no controle de armas, no combate corpo a corpo (como nas cenas da prisão, bem no começo de Uncharted 4), seja nos veículos (alô, Madagascar!)… A resposta tátil e os gatilhos adaptáveis funcionam muito bem!

Gráficos de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões impressionam in-game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Gráficos de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões impressionam in-game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para quem tem um Headset sem fio PULSE 3D, então, a coisa fica ainda melhor. O Áudio 3D transforma totalmente a experiência. Seja para ouvir a chuva, os passos dos inimigos, o som das balas passando… É uma imersão impressionante. E, obviamente, os exclusivos da Sony fazem isso valer como ninguém. É um conjunto de características que reafirma todo o potencial do PlayStation 5.

Só faltou…

Em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões, o jogador tem total liberdade para jogar como quiser. Se quiser começar por The Lost Legacy, por exemplo, pode. Se quiser jogar um pouco de um e um pouco do outro, pode também. É só ir no menu e escolher. O mesmo acontece para as configurações naturais, como dificuldade, modo visual, idioma (com localização completa pro Brasil), etc.

Drake com certeza gostaria de jogar esse multiplayer (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Drake com certeza gostaria de jogar esse multiplayer (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Mas faltou uma coisinha: o modo multiplayer. A diversão proporcionada por ele no PlayStation 4 foi muito grande, relembrando os bons tempos de Uncharted 3 e Uncharted 2. E, honestamente, estamos precisando de um multiplayer de tiro em terceira pessoa, exatamente nesses moldes. Tomara que venha um de The Last of Us em breve, mas seria bacana reviver as trocações com Uncharted no PS5.

UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões: vale a pena?

Nathan Drake não mata só os inimigos em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões, mas também a nossa saudade de vê-lo em ação nas incríveis aventuras criadas pela Naughty Dog. E de uma forma mais imersiva e bonita do que nunca. Trazendo Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy ao PlayStation 5, a Sony reafirma a importância dessa franquia para o mundo dos games.

A inesquecível frase de Uncharted 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
A inesquecível frase de Uncharted 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

É impressionante ver como o gameplay segue atual, e ainda melhorado com o DualSense e a imersão do áudio 3D, e como os gráficos já eram incríveis no PlayStation 4 e foram incrementados para o PlayStation 5. Uncharted é tão grande que, mesmo sem seu protagonista, conseguiu entregar um jogo tão aclamado quanto Lost Legacy, com Nadine e Chloe como as principais personagens.

Não há dúvidas de que UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões vale muito. Se você já jogou, se você não jogou… Não importa. Serão sensações diferentes, nostalgia e descoberta, mas em ambas com doses altíssimas de adrenalina e diversão que justificam a compra. Até dá para entender, também, que o preço possa afastar muita gente (R$ 250 na PlayStation Store), mas por outro lado, são dois jogos, né?

Dois jogos na coleção valem muito a pena (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Dois jogos na coleção valem muito a pena (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

De qualquer forma, mesmo que não seja agora no lançamento, não deixe de garantir essa coleção para o seu PS5. É uma experiência que vai fazer com que dois pensamentos (re)apareçam na sua mente assim que acabar de jogá-la. O primeiro é “será que a Naughty Dog não vai mesmo fazer um outro Uncharted?”, e o segundo… Bem, “como assim Uncharted 4 perdeu o GOTY de 2016 para Overwatch?”.

Veredito

UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões
UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Naughty Dog

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
95 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Carregamento rápido faz muita diferença
  • Visuais estão ainda mais estonteantes
  • Imersão com o áudio 3D é incrível
  • Gameplay com o DualSense fica ainda melhor
Desvantagens
  • Multiplayer não faz parte da coleção
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.935
Jogando agora: Ghostwire Tokyo
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.