Review

F1 2021: vale a pena?

Game é mais um passo importante da categoria rumo à popularização junto de um público mais jovem

por Thiago Barros
F1 2021: vale a pena?

F1 2021 é muito mais do que simplesmente o novo jogo da série anual de games de automobilismo. Primeiro título da franquia publicado pela EA Sports, que já domina o cenário esportivo com FIFA, Madden e UFC, ele é mais um passo importante no rebranding da Fórmula 1. Estamos vivendo um renascimento da modalidade, e sem dúvidas esse é um capítulo fundamental dessa história.

O acidente fatal de Ayrton Senna foi um baque. A aposentadoria de Michael Schumacher foi outro. E muita gente achou que a F1 estava com os dias contados ao final dos anos 90/2000. E, por alguns anos, até parece que a maior categoria do automobilismo mundial ficou longe dos holofotes. Até que a Netflix apareceu.

Formula 1 – Drive To Survive“, série da gigante do streaming que mostra diversos bastidores da Fórmula 1, é um sucesso global, com três temporadas de enorme audiência e que ajudaram o esporte a se popularizar em uma camada mais jovem de público. Agora, a parceria da categoria com a EA Sports tem tudo para ser um novo capítulo dessa revitalização.

Uma prova de como esses produtos podem andar juntos é o modo Ponto de Frenagem. Uma experiência narrativa, ao estilo A Jornada do FIFA e Longshot de Madden, que coloca o jogador no papel de personagens em meio às tensões da F1. É uma “temporada digital” da série da Netflix, mostrando brigas de bastidores, relacionamentos familiares e muito mais.

F1 2021
F1 2021 tem um “modo história” bem bacana (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

F1 2021 representa não só uma nova era dos games da F1, com a EA e a chegada ao PlayStation 5, mas da competição como um todo.

Nova geração, mesmos elogios

Já faz alguns anos que faço análises dos jogos de F1 aqui no MeuPS2017, 2018, 2019, 2020 e agora 2021. Ano após ano, sempre tem alguma novidade aqui, outra ali, mas os elogios são os mesmos. A ambientação, a fidelidade e o gameplay arrojado que a Codemasters conseguiu juntar em seus títulos sempre impressionaram, e agora não poderia ser diferente.

Jogador cria seu piloto em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Jogador cria seu piloto em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ainda mais em um PlayStation 5. As imagens parecem ainda mais vivas, o loading super rápido deixa tudo mais dinâmico, o DualSense deixa a experiência ainda mais imersiva. Por outro lado, ainda é claramente um game de PS4 e PS5. Não chega a ser um salto daqueles impressionantes. É um primeiro passo. Muito provavelmente, veremos o real potencial em F1 2022 ou até F1 2023.

Em termos de jogabilidade, a palavra-chave, assim como aconteceu em EA Sports UFC 4, é acessibilidade. A Codemasters já havia dado um passo nessa direção em 2020, e em 2021, conforme revela o próprio site oficial de F1 2021, “temos mais opções do que nunca com os modos de jogo Casual, Padrão ou Especialista”.

Direto do cockpit de F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Direto do cockpit de F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O Casual está bem fácil, de verdade. Dá para você conseguir se divertir, mesmo se não tiver muita noção do game. O Padrão oferece uma jogatina mais “real” na medida do possível. Nem tão fácil, nem super realista. Sem falar que permite que você customize diversas coisas, desde opções do carro, da dificuldade dos adversários e tudo mais. E o Especialista, meu amigo, é pra quem é viciado mesmo.

Há um nível de fidelidade e desafio incrível. Você pode até fazer provas mais longas e realmente se sentir imerso na coisa – especialmente usando as câmeras que te levam para dentro do cockpit. Dá para ter um pouquinho da noção do quanto pode ser tenso e cansativo para o piloto na vida real. Cada reta, cada curva, é um baita desafio.

Mudanças no regulamento

Nos modos de jogo, há mudanças significativas em F1 2021. O Grand Prix continua lá, o Modo Carreira, podendo ser piloto e/ou dono de uma equipe, também… Mas agora temos o Ponto de Frenagem, a experiência narrativa que já citamos – e que, apesar de alguns clichês, é bem legal – e um foco maior do que nunca nas disputas interpessoais. Sejam online ou dentro de casa.

Tela dividida é bem divertida em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Tela dividida é bem divertida em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A tela dividida está de volta, as competições pvp online estão mais intensas do que nunca (seguindo também com foco no jogo como um esport), e agora é possível acelerar ainda mais. O Modo Carreira pode ser jogado em dupla. Seja na mesma equipe sempre, entrando no grid como um décimo-primeiro time, seja com cada um podendo seguir seu caminho individual dentro da categoria.

Essa dinâmica deixa o jogo ainda mais interessante e eleva seu fator replay, além de haver um esquema de pontos e temporadas em que você pode ir desbloqueando novos itens, personalizando seu personagem e por aí vai… Algo no qual a EA Sports é especialista! E é bem importante tratar desse aspecto.

F1 2021 tem belos gráficos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
F1 2021 tem belos gráficos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A acessibilidade, a narrativa, as temporadas… Tudo isso vem de experiências bem sucedidas da empresa, que mostra o quanto ela pode adicionar à fórmula consagrada da Codemasters para popularizar ainda mais o jogo. Tirá-lo de um nicho bem específico e levá-lo até o jogador casual, que sem dúvidas irá se divertir muito se der uma chance ao game.

Inclusive, há outro ponto que é “a cara da EA” e que até aparece também em NBA 2K. O “início de temporada real”. Agora, você poderá começar sua carreira no mesmo momento em que a F1 da vida real estiver rolando, mantendo até a classificação do campeonato igual à verdadeira.

Ambientação é incrível em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Ambientação é incrível em F1 2021 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Olha aí o que falamos sobre levar o público para consumir mais o esporte em si…

F1 2021: vale a pena?

É sempre difícil falar isso, mas provavelmente F1 2021 é o melhor jogo de esportes da atualidade. Aliás, como acontece há alguns anos. Toda temporada ele impressiona pelos gráficos, pela fidelidade à vida real e agora, cada vez mais, por tentar atingir um público maior – que não seja necessariamente o fã hardcore da categoria.

Mais um troféu para a série da Codemasters (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Mais um troféu para a série da Codemasters (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Claro, para muita gente, ter um jogo de esportes anual não vale a pena, e essa história está mais do que debatida. Mas para quem tem o interesse em estar sempre com o lançamento mais recente da Fórmula 1 ou para quem não teve os últimos games e quer testar, fica uma recomendação de ir sem medo.

F1 2021 é (mais) um baita jogo dessa franquia que evolui a cada ano. Em algumas temporadas menos, em outras mais, mas o fato é que a Codemasters sempre busca trazer um algo mais ao jogo. E é por isso que ele é sempre bem avaliado por público e crítica quando sua nova edição chega ao mercado.

Mais uma vez, P1, Codemasters, P1.

Veredito

F1 2021
F1 2021

Sistema: PlayStation 4 | PlayStation 5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-2

Comprar na Amazon
90 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Novos modos de jogo
  • Acessibilidade
  • Visuais
  • Representação praticamente perfeita da F1
Desvantagens
  • Versão de PS5 não impressiona
  • Novidades não são tão impactantes
  • Preço (para os brasileiros) alto
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.828
Jogando agora: F1 2021
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.