Notícias

Nos EUA, vendas de consoles atingem menor patamar no mês de novembro em 5 anos

Falta de estoque do PlayStation 5 e do Xbox Series afetou um dos mais importantes meses do ano para vendas

por Vítor Amorim Heringer
Nos EUA, vendas de consoles atingem menor patamar no mês de novembro em 5 anos

O NPD Group, por meio do analista Mat Piscatella, revelou que nos EUA, a receita em dólares de vendas de consoles em novembro de 2021 atingiu o menor patamar para o mês desde novembro de 2016. Em comparação a novembro de 2020, houve queda de 38% na receita de dólares, alcançando US$ 883 milhões.

Em uma publicação no Twitter, Piscatella destacou a falta de consoles disponíveis no mercado, principalmente o PlayStation 5 e o Xbox Series. O motivo é a falta de chips semicondutores para manter a alta produção, algo que só pode ser normalizado em 2023, segundo a Intel.

Todas as categorias de gastos diminuíram em comparação com novembro de 2020. As vendas de consoles em dólares em novembro caíram 38% em comparação a novembro de 2020, para US$ 883 milhões. Os gastos com hardware de novembro caíram para o menor total desde novembro de 2016 (US $ 759 milhões), impulsionados pela falta de estoque de console disponível.

O analista não revelou a quantidade exata de unidades vendidas e a receita em dólares do PS5. No entanto, destacou que o Nintendo Switch obteve o maior faturamento em novembro, um mês importante por conta da Black Friday e pelo início da temporada de fim de ano.

Vendas de consoles não devem subir tão cedo

A AMD é outra empresa a afirmar que a crise de chips semicondutores ainda deve demorar a resolver. A previsão da companhia é normalizar os estoques no segundo semestre de 2022. A complicada situação até fez com que a Sony diminuísse o planejamento de produção do PlayStation 5 de 16 milhões para 15 milhões no atual ano fiscal. Saiba mais aqui!