Notícias

Vendas de Atomic Heart na Ucrânia podem ser proibidas

Relatórios sugerem que as receitas do game poderiam financiar operações militares russas

por André Custodio
Vendas de Atomic Heart na Ucrânia podem ser proibidas

Complicações de políticas internacionais podem impactar os próximos resultados financeiros da Mundfish. Poucas horas após o lançamento de Atomic Heart, o vice-ministro de assuntos digitais da Ucrânia, Alexander Bornyakov, anunciou que solicitaria a proibição das vendas do game em seu país.

Em comunicado (via Dev.UA) foi informado que autoridades da Ucrânia tentariam barrar a distribuição do game em vários territórios da Europa. Essa medida seria autorizada pela Sony, Microsoft e Valve por meio de ofício e traria impactos ao mercado digital do RPG de ação.

Segundo Bornyakov, a invasão russa seria motivo suficiente para o público ocidental “ignorar o jogo”. Como a Mundfish estava anteriormente sediada em Moscou e permitira a transferência de dados de usuários via política de privacidade, isso também provaria “más intenções” por trás da estreia.

Além disso, a autoridade ucraniana completa afirmando que a atual sede em Chipre seria falsa e apenas encobriria um projeto financiado pela Rússia. Com a distribuição e vendas de Atomic Heart, aparentemente, as receitas seriam utilizadas para fortalecer operações militares do país invasor.

Vale lembrar que, uma semana antes do lançamento do game, a Mundfish se preparou para possíveis acusações e desmentiu alegações sobre espionagem. O compositor de música do jogo, Mick Gordon, também revelou um projeto para doar seus ganhos com o jogo para a Red Cross Ukraine Crisis Appeal.

Atomic Heart está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.

Atomic Heart é avaliado pela crítica

Em sua versão para PS5, Atomic Heart sustenta uma nota de 71 pela crítica especializada (via Metacritic), com 19 avaliações positivas, 13 mistas e uma negativa. O game está sendo elogiado pelo seu design de mundo e ação frenética, mas críticas fervorosas questionam desempenho, linearidade e limitações de conteúdos. Clique aqui para saber mais.