Vendas de Anthem ficam abaixo das estimativas da EA
Apesar disso, jogo surpreendeu em outros quesitos.
De blockbuster a flop, a trajetória de Anthem foi uma tragédia anunciada. Desde as versões alpha e beta com problemas, todo mundo ficou com um pé atrás em relação ao título da BioWare, que apareceu como potencial candidato a revolucionar o mercado, mas na realidade foi mesmo uma decepção. E a própria EA confirmou isso em seu relatório fiscal (via GameSpot).
A empresa não revelou números exatos de vendas, mas destacou que a comercialização de Anthem ficou abaixo do esperado. A previsão inicial era vender 6 milhões de cópias até 31 de março, quando o ano fiscal passado acabou. Porém, a companhia não alcançou a meta. O que já era bastante esperado visto a má reputação do jogo após o seu lançamento.
Por outro lado, Anthem ainda conseguiu alguns números positivos. Ele foi o jogo da EA que mais vendeu unidades digitais até hoje – algo que, certamente, será superado com outros lançamentos desse ano. Ainda assim, é uma marca importante e que mostra que, cada vez mais, o caminho é mesmo seguir para o formato digital (no último ano fiscal, 49% das vendas da EA foram nesse formato).
Além disso, tivemos também o único número concreto divulgado sobre o jogo no relatório fiscal: já foram jogadas mais de 150 milhões de horas de Anthem, que apesar de muitos problemas, é um jogo que pode manter seus players focados. Afinal, há muito grind envolvido e atividades end-game, estimulando o retorno ao título para quem consegue superar os bugs.