Notícias

Vazamento de The Last of Us 2 veio de ataque hacker

Hackers teriam usado games antigos da Naughty Dog para acessarem servidores da empresa

por Vinícius Paráboa
Vazamento de The Last of Us 2 veio de ataque hacker

The Last of Us 2 sofreu recentemente, um vazamento de larga escala, que vem comprometendo a experiência de muitos fãs através da Internet. A Sony disse já ter identificado os autores dos leaks anteriormente, mas novas informações dão conta de que estes spoilers vieram de um ataque hacker.

O usuário do Twitter “Pixelbutts” foi o responsável por revelar a notícia. Ele ainda conversou com o site Kotaku, que ainda afirma ter confirmado a veracidade dos fatos com outra fonte, esta interna da Naughty Dog.

O internauta se recusou a dar seu nome verdadeiro e descreveu uma sequência de eventos que começaram em janeiro. Naquele mês, hackers descobriram um método de acessar os servidores da Amazon, usados pelo estúdio, usando códigos encontrados dentro de títulos como Uncharted 3: Drake’s Deception e The Last of Us (2013). Esses jogos têm acesso ao servidor por causa da funcionalidade multiplayer, mas também podiam ser usados para roubar outros arquivos salvos. Segundo Pixelbutts:

A chave de Uncharted 3 lhes deram material de desenvolvimento de Uncharted 3 e a chave de Uncharted 2 fez a mesma coisa. Mas havia conteúdo de The Last of Us 1 misturado ao servidor de Uncharted 3. Não era difícil pensar que poderia existir material de The Last of Us 2 no servidor de The Last of Us 1.

Em março, o grupo de hackers já havia conseguido mais de 1 TB de informações relacionadas ao novo jogo. O usuário relata ter notificado a Naughty Dog sobre a falha de segurança em fevereiro e também diz não ter participado dos vazamentos ou obtido qualquer material de The Last of Us 2.

O jornalista do Bloomberg, Jason Schreier, reiterou que tudo foi realmente um ataque hacker. O ex-editor do Kotaku conversou com duas fontes da Naughty Dog para checar os fatos.

Hackers encontraram uma falha de segurança em um patch de um game antigo da ‘ND’ e usaram para acessar os seus servidores.

The Last of Us 2 tem data de estreia marcada para 19 de junho.