Notícias

Ucrânia oficializa pedido para banimento de vendas de Atomic Heart

Vice-primeiro-ministro ucraniano solicitou pedido oficial para impedir um suposto apoio ao orçamento da Rússia para a guerra

por Vinícius Paráboa
Ucrânia oficializa pedido para banimento de vendas de Atomic Heart

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, submeteu um pedido oficial para Sony, Microsoft e Valve banirem as vendas de Atomic Heart em suas respectivas plataformas. O objetivo seria “acabar com a propaganda russa digital que usa a indústria dos games”.

Fedorov anunciou a medida através de sua conta no Twitter, onde também mostrou a carta endereçada a Jim Ryan, diretor executivo da Sony Interactive Entertainment, Kenichiro Yoshida, presidente da Sony Group Corporation, Brad Smith, presidente da Microsoft, e Gabe Newell, diretor executivo da Valve.

A carta começa dizendo que “O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia aprecia os esforços das companhias privadas que aplicaram pressão econômica na Rússia, ao suspender as atividades operacionais e comerciais por lá”. Após início da guerra entre os países, a PlayStation parou de comercializar jogos e consoles em território russo.

O vice-primeiro-ministro continua ao expressar sua preocupação com o lançamento de Atomic Heart, título desenvolvido pela Mundfish, um estúdio russo: “Como a Mundfish tem escritórios e direção na Rússia, então existe um risco potencial de que dinheiro arrecadado das vendas do game sejam transferidos para financiar a guerra contra a Ucrânia”.

Fedorov também afirma que o título viola a legislação ucraniana, pois promove o regime comunista e símbolos soviéticos. Levando isso em consideração, a carta pede para as companhias banirem as vendas do jogo, porque o político não acredita que as empresas gostariam de ter “plataformas apoiadoras do comunismo, mesmo em suas possíveis execuções futuras”.

Em fevereiro, o vice-ministro de assuntos digitais da Ucrânia, Alexander Bornyakov, disse que solicitaria a proibição das vendas de Atomic Heart em seu país. Na época, ele argumentou que a transferência da Mundfish de Moscou para Pafos (Chipre) apenas encobriria um projeto financiado pela Rússia.

Dicas para começar bem em Atomic Heart

É iniciante em Atomic Heart? Não tema, pois o MeuPlayStation separou sete dicas para você começar com o pé direito no game. Saiba mais neste link!