Ubisoft explica processo de exclusão de contas inativas
Antes da conta ser deletada, a editora enviará diversos e-mails alertando o dono
Ao longos dos últimos dias, muitos jogadores foram surpreendidos com um e-mail enviado pela Ubisoft. Quem passou muito tempo sem entrar na conta da publisher recebeu um alerta de possível exclusão do perfil. Conseguimos conversar com a editora e obtemos uma explicação mais direta sobre o processo.
Isso afetará os jogadores de consoles e PCs de diferentes formas. A ID da Ubi entrará em um “estado de suspensão temporária”, onde o jogador ainda terá acesso aos seus itens e outras compras como jogos e expansões feitas dentro do sistema da publisher. Passados 30 dias do primeiro aviso, caso ninguém entre na conta, ela será desativada.
Confira a explicação da Ubisoft:
Por muitos anos, temos implementado o processo de exclusão de contas em conformidade com os requisitos do GDPR – General Data Protection Regulation (artigo 5.1 sobre a obrigação de limitar o período de retenção de dados). Nossas políticas estão alinhadas com os requisitos legais e com os padrões do setor. Esta medida também é uma forma de proteger nossos jogadores contra fraudes. A exclusão de contas segue um processo muito rigoroso. Por isso, levamos em consideração os quatro critérios a seguir antes de excluir qualquer conta:
- Atividades de jogo da conta desde a sua criação
- Bibliotecas das contas: contas que incluem jogos de PC comprados não são elegíveis para exclusão
- Inatividade da conta. Ou seja, o último login em nosso ecossistema (incluindo jogos da Ubisoft no Steam e outras plataformas). Na prática, até hoje, nunca excluímos contas inativas há menos de 4 anos
- Existência de uma assinatura ativa vinculada à conta
De qualquer forma, antes que a exclusão seja permanente, três e-mails são enviados ao usuário em um período de 30 dias oferecendo a restauração de sua conta. Além disso, se o usuário tentar fazer login durante a janela de 30 dias, receberá automaticamente um aviso e um link para reativar sua conta.
Como esse processo da Ubisoft afeta os jogadores de PlayStation?
De forma direta, o impacto nos jogadores de PlayStation é mínimo. Afinal de contas, a maioria dos jogos é comprada diretamente na PS Store e títulos selecionados tem progresso que podem ser utilizados em mais de uma plataforma.
No entanto, caso tenha comprado algum DLC através da plataforma da Ubisoft, é bom ficar de olho no e-mail para não perder o acesso ao conteúdo. Recebeu algo parecido recentemente? Compartilhe com seus amigos!