Notícias

Ubisoft “virou piada” em tentativas de aquisição e fusão, diz jornalista

Empresa vem tentando dar passo importante para o seu futuro, mas parece que não está indo muito bem...

por Thiago Barros
Ubisoft

O jornalista Jeff Grubb, fonte confiável da indústria de games, revelou que as rodadas de conversas para um processo de aquisição/fusão da Ubisoft não foram para a frente. Segundo ele, a companhia tentou buscar investimento, porém acabou “virando piada” durante as negociações.

Não foram revelados muitos detalhes do que teria feito o processo de aquisição/fusão não ir para frente com nenhuma das empresas procuradas pela Ubisoft, mas provavelmente a companhia deve ter feito um valuation acima do que os investidores estariam dispostos a pagar.

Especialmente porque, ao que tudo indica, o momento atual da Ubi não é dos melhores. Nesta semana, por exemplo, foi revelado que diversos jogos foram cancelados, e Skull & Bones teve que ser adiado novamente. Segundo o VGC, a empresa passou os “últimos quatro anos” tentando se adaptar ao mercado com suas grandes propriedades: Assassin’s Creed, Far Cry, Ghost Recon, Rainbow Six e The Division.

No entanto, os jogos desta “fase de investimento ainda não foram lançados”, já que os lançamentos mais recentes não tiveram o desempenho previsto. As vendas, inclusive, foram “surpreendentemente mais lentas que o esperado”. Isso, obviamente, faz com que a percepção da companhia no mercado acabe mudando.

Segundo Grubb, uma das forças da empresa era o fato de ela ter uma estrutura de desenvolvimento bem distribuída, o que mudou recentemente. Vale lembrar que, nos últimos anos, a empresa também se envolveu em diversas polêmicas, como as acusações de assédio em 2020.

Ubisoft está otimista no longo prazo

Mesmo que as coisas não estejam parecendo muito boas, Yves Guillemot está otimista: “as perspectivas de longo prazo da indústria continuam promissoras e estou convencido de que a Ubisoft está bem posicionada para se beneficiar desse momento graças a força das nossas equipes”, disse o homem-forte da companhia nesta semana.