Starbreeze, de Payday, demite 25% de todos seus funcionários
CEO diz que cortes são "necessários" para continuar operando.
por
Hugo Bastos
A desenvolvedora Starbreeze, responsável por títulos como Payday 2 e Overkill’s The Walking Dead, pretende demitir 60 funcionários. O número representa cerca de 25% de toda sua força ativa no momento. A empresa pretende concluir as demissões até novembro, e espera uma redução nos custos operacionais em cerca de $ 317 mil.
A empresa não deixa claro onde exatamente os cortes serão feitos. No entanto, reiterou seus planos de focar no seu negócio principal, desenvolvimento e distribuição de jogos. Desde dezembro a Starbreeze passa por uma reestruturação. O motivo principal seria o “caos” financeiro provocado pela má recepção de público e crítica do título Overkill’s The Waking Dead
A situação forçou a saída do então CEO Bo Anderson. Em maio, executivos do estúdio sueco revelaram que não conseguiriam operar até o fim do ano por falta de fundos. Para levantar caixa, optaram por vender diversos ativos, como os direitos de distribuição de títulos como System Shock 3.
Já o atual CEO, Mikael Nermak, elencou, como descreve o site Gamasutra, que “o corte de pessoal é sempre uma decisão difícil, mas necessária, para que a empresa possa se desenvolver a longo prazo”. Por fim, ele ressalta que a empresa escolheu se desfazer de operações que não faziam parte do seu negócio principal, para focar no que consideram “eficiente”.