Notícias

Campanha de boicote contra Star Wars Eclipse critica Quantic Dream e LucasFilm

Antigas denúncias de ambiente hostil de trabalho no estúdio e falas do diretor David Cage são lembradas por fãs

por Vítor Amorim Heringer
Campanha de boicote contra Star Wars Eclipse critica Quantic Dream e LucasFilm

Star Wars Eclipse, mais novo jogo da saga anunciado no The Game Awards 2021, está sofrendo um boicote nas redes sociais com a hashtag “blackoutstarwarseclipse“. A Quantic Dream e a LucasFilm são os alvos dos fãs e criadores devido aos antigos processos contra o estúdio por assédio e discriminação no trabalho.

Em 2018, um ex-funcionário da produtora ganhou uma ação judicial relatando um ambiente hostil na empresa, como situações de assédio moral e sexual e racismo.

Além disso, David Cage, fundador da desenvolvedora de Detroit: Become Human, também teve comportamento e falas inapropriadas denunciadas. O estúdio conseguiu reverter o processo a seu favor em abril deste ano, mas não foi o suficiente para os fãs esquecerem.

Dessa forma, muitas pessoas começaram a questionar a LucasFilm pela escolha da Quantic Dream produzir Star Wars Eclipse. Os jogadores lembraram que a saga é conhecida por ser “para todos” e não condiz com as polêmicas da desenvolvedora.

Confira alguns relatos do boicote:

Lucasfilm gosta de dizer ‘Star Wars é para todos’, mas esse não é o caso de David Cage no comando de Quantic Dream. Tenho certeza que há boas pessoas trabalhando no jogo, porém não vamos cobrir o jogo no canal e vamos apoiar o movimento #blackoutstarwarseclipse.

 

Peço desculpas profundas por estar vendo isso agora. Só ouvi falar do jogo esta manhã, não tenho estado muito ativo aqui ultimamente. Claro #BlackoutStarWarsEclipse. Não há espaço para preconceito no universo de Star Wars, nem antes, nem agora e nem nunca.

Achamos muito difícil acreditar que a Lucasfilm desconhecia as crenças, comentários e comportamento preconceituosos de Cage. Incrivelmente decepcionante e doloroso. O que aconteceu com ‘Star Wars é para todos’?

Star Wars Eclipse pode chegar somente em 2024 ou 2025

Segundo o jornalista Tom Henderson, a Quantic Dream passa por dificuldades de contratar devs para o desenvolvimento do jogo. O motivo seria exatamente o histórico negativo do estúdio no ambiente de trabalho. Por conta disso, a estreia do game deve ocorrer somente em 2024 ou 2025. Saiba mais aqui!