Notícias

É mais provável que Sony adquira um estúdio japonês do que a Microsoft, sugere analista

O analista Dr. Serkan Toto chega até a dizer que aposta a própria casa: "isso não vai acontecer nunca"

por Valdecir Emboava
É mais provável que Sony adquira um estúdio japonês do que a Microsoft, sugere analista

O toma lá da cá da indústria não acabará tão cedo. Apesar de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, demonstrar muito interesse pelo mercado japonês, parece que a Sony tem mais chances de adquirir um estúdio nipônico do que a gigante norte-americana, como sugere o analista Dr. Serkan Toto, diretor executivo da Kantan Games — uma consultoria com sede em Tóquio.

Em um artigo de Nathan Brown (via VGC), outro consultor, Toto observa que, apesar de não ser impossível, as chances da Microsoft adquirir empresas como SEGA, Square Enix ou Capcom são baixas por vários motivos, principalmente culturais. Companhias japonesas são tradicionalmente muito resistentes à aquisições de estrangeiros.

De acordo com análise, um investimento por parte da Microsoft em empresas japonesas poderia não render frutos e até gerar reações adversas.

É claro que a Sony tem a vantagem de jogar em casa, e alguns dos desafios que surgiriam para a Microsoft não se aplicariam a ela. Não precisa ser uma das potências negociadas publicamente, mas acredito que a Sony está pelo menos considerando fazer uma mudança no Japão em breve.

Toto também diz que, caso a Microsoft adquira uma desenvolvedora japonesa, isso seria uma notícia “maior” do que a compra da Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões — uma das maiores transações da indústria dos games.

Sony explica motivo pela “aquisição estratégica” da Bungie

Recentemente, a Sony adquiriu a Bungie, desenvolvedora de Destiny, por US$ 3,6 bilhões — mas isso não foi uma resposta direta à recente aquisição da Microsoft, como sugere o Gamesindustry.

Em uma reunião com investidores no início do mês, a gigante japonesa explicou sobre a “aquisição estratégica” da companhia, mirando em empreitadas com jogos de serviço. Saiba mais!