Notícias

Sony rebate rumor de que o Japão perdeu importância para o lançamento do PS5

De acordo com porta-voz da empresa, o "mercado interno continua sendo de extrema importância"

por Vítor Amorim Heringer
Sony rebate rumor de que o Japão perdeu importância para o lançamento do PS5

Em uma matéria publicada pelo site Bloomberg, foi noticiado que a Sony estava deixando o Japão de lado no lançamento do PS5 e focando no grande mercado dos EUA, após o decepcionante desempenho do PlayStation 4 no Japão, de acordo com funcionários que pediram anonimato. O PS4 vendeu cerca de 10 milhões de unidades no país, segundo a Famitsu, menos do que o PS3.

No entanto, a Sony, por meio da porta-voz, Natsumi Atarashi, já tratou de negar os rumores e disse que o mercado japonês é, sim, importante para a empresa, destacando que o console vai ser lançado primeiro no Japão, no dia 12 de novembro.

Nosso mercado interno continua sendo de extrema importância.

No entanto, a Bloomberg citou uma figura sênior dentro da sede do PlayStation em San Mateo, Califórnia, que disse expôs a frustração com o fracasso da equipe de marketing do Japão em vender tantas unidades do PlayStation 4 quanto o esperado. A pessoa pediu para não ser identificada por estar discutindo assuntos internos da empresa.

Além disso, de acordo com vários funcionários da divisão japonesa, o país foi deixado de lado no planejamento da promoção do PS5, os profissionais da companhia em Tóquio disseram que ficaram aguardando instruções da sede de Califórnia.

Outro ponto que chamou atenção com o lançamento do PS5, foi a mudança das funções dos botões “X” e “O” do DualSense, que não serão mais invertidas no Japão. Para eles, “X” cancelava e “O” confirmava. Isso porque na cultura japonesa, o X, chamado de “Batsu”, significa “Falso” e o bolinha, chamado de “Maru”, representa “correto”. Agora, será igual ao restante do mundo.

Por fim, Serkan Toto, consultor de jogos em Tóquio, disse ao site que o PS5 deve vender menos unidades do que PS4, com o sucesso dependendo da Sony assegurar as “necessidades dos clientes japoneses”.

Muitos proprietários de PlayStation 4 no Japão acabariam mudando para o PlayStation 5, mas isso dependeria em grande parte de quão forte a equipe do PlayStation em Tóquio será em levar as necessidades dos clientes japoneses para a sede americana. Considerando o atual equilíbrio de poder entre os EUA e o Japão, não posso esperar muito, infelizmente.

Unidades do PS5 se esgotam no Japão

Os japoneses interessados em comprar um PlayStation 5 no lançamento ficarão a ver navios. Isso porque, a Sony Interactive Entertainment Japan anunciou que as unidades do console no país se esgotaram.

A informação foi compartilhada através de um comunicado. De acordo com o relatado, as pessoas se mostraram bastante desejo pelo console next-gen no período de pré-venda, por isso, o estoque acabou rapidamente.