Notícias

Funções dos botões “X” e “O” do DualSense não serão invertidas no Japão

Após duas décadas, jogadores japoneses precisarão se acostumar com o "botão X" para confirmar uma ação

por Raphael Batista
Funções dos botões

A Sony promoveu um evento com os criadores de conteúdo japoneses para mostrar um pouco mais do PlayStation 5. Dentre os vários detalhes percebidos, um chamou bastante atenção: as funções dos botões “X” e “O” no DualSense serão invertidas no Japão.

Para nós – ocidentais – nada muda. Mas no Japão o funcionamento era o contrário. Para eles, “X” cancelava e “O” confirmava. Isso porque na cultura japonesa, o X, chamado de “Batsu”, significa “Falso” e o bolinha, chamado de “Maru”, representa “correto”.

Há mais de duas décadas, os videogames da Sony contavam com essa pequena diferença que acabava até refletindo por aqui. Não era raro encontrar modelos de PlayStation japoneses, principalmente no mercado cinza, com esta diferença. Alguns até tinham diferenças de preços.

Mas no PlayStation 5 vai ser tudo igual: “X” confirma e “O” cancela.

Um porta-voz da Sony Interactive Entertainment explicou que o X é apenas uma representação da função “Entrar” e possui um “significado forte para evitar a alteração dos botões do controle do PS5 mesmo jogado em muitos países diferentes”.

As opiniões sobre os “novos” botões do controle do PS5

Alguns desenvolvedores japoneses se pronunciaram sobre o assunto. Yusuke Tomizawa, produtor da série Tales Of, chamou a alteração de “a era da confirmação pelo botão X”. Por mais que seja uma mudança pequena aos nossos olhos, os japoneses parecem levar isso com uma certa seriedade.

Claro que as opiniões na Internet são diferentes. Muita gente gostou da alteração, até para padronizar as funções dos títulos ocidentais que são populares na terra do Sol Nascente, como Apex Legends e Dead by Daylight. No entanto, outros tantos questionaram.

De qualquer forma, a Sony apertou o “X” e confirmou o lançamento do PlayStation 5 para o fim do ano.