Sony perde US$ 10 bilhões em valor de mercado após reduzir meta de vendas do PS5
Apesar das receitas recordes, a redução na previsão de vendas não foi bem recebida pelos investidores
A redução da previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, anunciada recentemente pela Sony, não foi bem recebida pelos investidores. As preocupações com a nova estratégia da fabricante resultaram em uma perda de US$ 10 bilhões em valor de mercado, mesmo com receitas recordes.
A desaceleração nas vendas do console para a reta final deste ano repercutiu diretamente no preço das ações — uma queda de 8,4% na última quinta-feira (15). Porém, de acordo com dados do FactSet (via CNBC), os números são bem mais frustrantes.
Segundo o analista Atul Goyal, as margens de lucro operacional caíram quase 50% em comparação com os índices dos últimos quatro anos: de 12 a 13% para 6%. Esse valor estaria “próximo do mínimo da década” e teria impactado o patrimônio da Sony mesmo com as receitas obtidas pelo PS5.
Lucros da Sony deviam ser bem maiores
A estimativa aponta que o lucro deveria ter alcançado um índice de 20%, em vez dos 6% relatados. Essas margens seriam impulsionadas pelo aumento nas vendas de jogos digitais e na popularidade do serviço PS Plus, que contribui com algo em torno de 50%.
Suas receitas com vendas digitais, conteúdo complementar e downloads digitais estão sempre em alta, e ainda assim suas margens de lucro estão em níveis mínimos de uma década. Isso simplesmente não é aceitável.
O CEO da Sony, Hiroki Totoki, espera que as vendas de hardware do PS5 “diminuam gradualmente” durante o próximo ano fiscal. Porém, a companhia deve investir de forma mais “agressiva” para recuperar o lucro perdido no último período.