Notícias

Sony patenteia tecnologia para se evitar enjoos em realidade virtual; entenda

Nova patente promete melhorar experiência na realidade virtual.

por Daniel dos Reis
Sony patenteia tecnologia para se evitar enjoos em realidade virtual; entenda

Mesmo que tenha comercializado mais de três milhões de unidades do produto, a Sony ainda não conseguiu emplacar o PlayStation VR como um complemento ao PS4. Além do preço – principalmente no Brasil -, uma das barreiras de adesão ao headset é o desconforto que algumas pessoas podem sofrer ao experimentar a realidade virtual.

Mas, ao que sugere, a Sony já trabalha em tecnologias que possam atenuar os problemas de enjoos. A companhia apresentou uma patente que promete combater os desconfortos através de uma câmera de rastreamento dos olhos, sensores de pressão e umidade, além de outras implementações. O conjunto irá identificar quando um jogador estiver prestes a “passar mal” e irá equilibrar a experiência dos jogos, além de emitir alguns sinais de alerta.

A imagem abaixo ilustra alguns detalhes da nova patente que, embora tenha sido apresentada em 2017, somente agora se tornou pública (via Gaming Bolt):

1

Lançado em 2016, o PlayStation VR conta com uma ampla variedade de jogos, todavia o capacete ainda carece de experiências mais “blockbusters”. Somente alguns nomes AAA como Resident Evil 7 e Gran Turismo Sport oferecem suporte. A expectativa é que Ace Combat 7 possa ser um diferencial.

E se você quiser entender melhor porque a realidade virtual causa desconfortos em algumas pessoas, recomendamos a leitura deste nosso artigo especial aqui: