Notícias

Patente da Sony sugere que testes com NFT e blockchain começaram

Patente recém-publicada indica a exploração de ativos digitais baseados em videogames

por André Custodio
Patente da Sony sugere que testes com NFT e blockchain começaram

Uma nova patente publicada em 10 de novembro pela Sony sugere que a empresa já iniciou testes com tecnologias baseadas em NFT e redes blockchain. O “Rastreamento de ativos digitais exclusivos no jogo usando tokens em um registro distribuído”, em tradução livre” indica a busca por alternativas envolvendo colecionáveis de videogames.

De acordo com a descrição do documento (via PlayStation LifeStyle), ele utilizará ativos de jogos, “como itens ou personagens“, com identificadores exclusivos para cada conteúdo. Supostamente, a arte digital seria registrado por um “livro-razão” e, em seguida, armazenado em dispositivos.

Segundo a Sony, esses itens, simbolizados por “videoclipes ou imagens” de “momentos de gameplay”, estariam convertidos em tokens com propriedades de metadados. Vale lembrar que esse conceito é um dos principais de NFTs — catálogos com artes pré-documentadas a fim de registrar transações de mercado.

Caso a patente se oficialize, não seria a primeira vez que a Sony estaria envolvida com NFTs. Recentemente, antes do lançamento do programa PlayStation Stars, dados apontaram supostas pesquisas sobre o interesse do público na tecnologia. Além disso, o serviço de fidelidade teve uma ampla repercussão após suas recompensas estarem vinculadas ao mercado digital.

Até o momento, nada foi comentado pela Sony. Vale lembrar que patentes podem não ter quaisquer significados práticos ou concretos, com muitas delas sequer saindo dos papeis.

Jogos da Sony são indicados para GOTY no Golden Joystick Awards

Prêmio baseado em votação popular mais antigo do planeta, o Golden Joystick Awards contempla três jogos da Sony com premiação máxima no evento. Ao lado de títulos como Elden Ring e Modern Warfare II, concorrem ao GOTY God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7. Clique aqui para saber mais.

Não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!