Notícias

Gameplay de The Callisto Protocol é detalhado em prévia da Sony

Prévia da Sony aponta destaques no uso do DualSense, na exploração e nas habilidades do protagonista

por Jean Azevedo
Gameplay de The Callisto Protocol é detalhado em prévia da Sony

Os desenvolvedores da Striking Distance Studio estão com o tipo certo de loucura”, segundo a publicação da Sony no PS Blog, na qual detalhes do gameplay de The Callisto Protocol foram divulgados. Tim Turi, especialista de conteúdos sênior da SIE, falou sobre como foi sua experiência no título de terror no PS5.

A Prisão de Ferro Negro passa um clima de sobrevivência capaz de envolver o jogador. Segundo Turi, tudo no ambiente ganha vida como uma fidelidade visual impressionante. Até mesmo a movimentação de Jacob obteve destaque no artigo:

Gotas de suor se formam em seu rosto e refletem a luz, e depois ele as enxuga. Os vincos de seu macacão estão verdadeiramente sujos e amassados. Jacob também se desloca com os movimentos pesados e laboriosos de alguém que está sobrevivendo a uma horrível provação. Tudo isso se funde em um nível de detalhe que parece um filme, o que aumenta a imersão e a tensão.

biófagos The Callisto Protocol

Isso comprova o que foi dito por Mark James, diretor de The Callisto Protocol, em setembro:

Nossos personagens são os mais realistas que você verá em um jogo. Tão realistas que, quando apresentamos nosso jogo pela primeira vez, todos pensaram que era pré-renderizado.

Lutas corpo a corpo chamam atenção no gameplay de The Callisto Protocol

Ao enfrentar os biófagos, “monstros humanoides grotescos e infectados” que podem escalar paredes e possuem até capacidades de camuflagem, Jacob terá de ficar atento. Essas criaturas são letais e os ataques corpo a corpo do protagonista serão de extrema importância. 

Os jogadores poderão optar por ataques leves (R1) ou ataques pesados (R2) durante o gameplay de The Callisto Protocol.

Ao contrário de alguns jogos de terror, em que as armas brancas são o último recurso, o bastão eletrificado de Jacob é fundamental para a sobrevivência.

https://gfycat.com/highlevelgrotesquehorseshoecrab

Combos com o bastão elétrico dão uma vantagem a Jacob. Os pontos fracos dos alvos serão apresentados após sequências de golpes bem executadas, e o operador conseguirá dar um tiro crítico nos monstros ao apertar R2. Segundo Turi, isso ajuda a economizar munição.

DualSense traz ainda mais imersão a The Callisto Protocol

Claro, não dá pra falar do gameplay de The Callisto Protocol no PS5 e não citar o DualSense. Turi elogiou o uso do controle durante as sessões:

Quando Jacob equipa seu bastão, as respostas táteis do controle do PS5 emulam um “tunk” pesado à medida que ele se desenrola, assim como um estalo de energia elétrica na ponta dos dedos. O peso desta arma corpo a corpo se traduz em feedbacks satisfatórios durante lutas de curta distância.

Equipamentos e habilidades de Jacob

Jacob conta com habilidades de esquiva e consegue até bloquear algumas investidas dos biófagos. Junto disso, ele possui uma “pisada catártica”, que quando executada dá mais munição, vida e créditos — estes podem ser utilizados em estações para upgrades nas armas e outros aprimoramentos.

https://gfycat.com/apprehensivedisastrouscrocodile

Claro, nem tudo se resolve esquivando e atacando com seu bastão elétrico. Turi revelou a existência de uma impressora 3D para fabricar novas armas para Jacob, onde ele conseguiu a Espingarda Skunkgun, que foi de extrema importância para lidar com grandes ondas de criaturas.

Todo protagonista tem sua arma de confiança, e no gameplay de The Callisto Protocol, Jacob desfila com sua Pistola BI-55 (Canhão de Mão).

A arma de confiança de Jacob é muito potente. Achei essa pistola lenta e poderosa ideal para explodir as pernas dos inimigos à distância, retardando sua perseguição e me dando tempo para criar estratégias. Vale a pena repetir que a munição é muito valiosa, então a pontaria é importante.

O agente também conta com uma arma muito divertida no arsenal: a GRP. Com ela, é possível levantar inimigos e mover objetos para criar espaço. Seu uso, no entanto, precisa ser feito com consciência, pois o equipamento descarrega facilmente.

https://gfycat.com/repentantsinfuleastrussiancoursinghounds

Exploração também é destaque

No gameplay de The Callisto Protocol, a exploração será muito bem recompensada. Além de encontrar seringas para se curar, os jogadores descobrirão créditos e novos elementos da narrativa.

https://gfycat.com/bruisedfakebarnowl

Esses caminhos não estarão livres para Jacob prosseguir, por isso, é bom ter cuidado com biófagos que evoluem:

Observar a carne dos biófagos tremendo, crescendo e mudando de forma em tempo real é um efeito visual impressionante, mas você vai querer cortar isso pela raiz o mais rápido possível.

https://gfycat.com/playfuldefinitehorsemouse

O terror vai muito além da narrativa

A ambientação casa com o gameplay de The Callisto Protocol. Quando explorarem corredores escuros e cheios de névoa, qualquer tipo de surpresa é capaz de transmitir a sensação de terror. Um dos confrontos deixou Turi surpreendido:

Um dos confrontos mais surpreendentes envolveu um corredor escuro e estreito, luzes piscando e um biófago semelhante a uma aranha rastejando rapidamente pelas paredes e teto. O efeito estroboscópico das luzes permitia ver flashes da criatura horripilante à medida em que se aproximava cada vez mais. Eu já havia encontrado esse inimigo várias vezes antes, mas essa emboscada me fez congelar.

https://gfycat.com/marriedboringfurseal

Muitas situações aleatórias também podem acontecer durante as sessões. Como descrito na publicação do PS Blog, moedores e outros recursos para ajudar Jacob a lidar com os monstros deixam a tarefa de lidar com as criaturas de uma maneira mais fácil.

Comecei a sessão com uma curiosidade neutra em torno desse projeto de terror de ficção científica com visuais impressionantes da Striking Distance Studios e saí com as palmas das mãos suadas e um novo jogo mais procurado de 2022. Vou dar prioridade à minha viagem de volta à Prisão de Ferro Negro quando o jogo chegar ao PS5 em 2 de dezembro.

gameplay de The Callisto Protocol Jacob de costas

The Callisto Protocol já teve seu desenvolvimento concluído e parece ser uma boa opção para quem gosta do gênero survival horror. Curtiram a prévia do gameplay?