Notícias

Sony e estúdio de Gran Turismo anunciam parceria para projeto IA

Projeto focado em inteligência artificial deve trazer experiências "ainda mais ricas e agradáveis" aos games

por André Custodio
Sony e estúdio de Gran Turismo anunciam parceria para projeto IA

Nesta última segunda-feira (07), a Sony AI e o estúdio Polyphony Digital, desenvolvedora por trás da franquia Gran Turismo, revelaram uma colaboração exclusiva para a produção de um projeto baseado em inteligência artificial. De acordo com um teaser anunciado pelas empresas, mais novidades serão mostradas na quarta-feira (09), em um material considerado “inovador”.

Criada em abril de 2020 como subsidiária integral da Sony Group Corporation, a Sony AI surgiu com a proposta de “realizar pesquisas inovadoras em IA e robótica no campo do entretenimento”, contando com o suporte de artistas e desenvolvedores para evoluir os estudos de inteligência artificial e transformá-los em algo benéfico para a sociedade, fundamentando-se no conceito da harmonia.

Os primeiros projetos de Hiroaki Kitano, CEO da companhia, vieram à tona em novembro de 2021, quando um computador foi ensinado a dirigir em velocidades sobre-humanas por meio de interações físicas com um circuito pré-datado. A pesquisa, que contou com a participação da Polyphony, utilizou mecânicas de simulação de Gran Turismo como pista, display e resposta tátil, e resultou em uma máquina capaz de realizar um tempo de volta até 4,5 segundos mais rápido que o tempo médio postado por jogadores humanos.

Agora, um novo teaser indica que o estudo permaneceu sendo observado pelos colaboradores da Sony AI e que as técnicas de aprendizado de máquina aplicadas aparentemente cumpriram o objetivo de oferecer experiências “ainda mais ricas e agradáveis”, com um possível anúncio oficial prestes a ser feito ainda nesta semana. Confira abaixo o vídeo.

A revelação vem poucos dias após a transmissão do State of Play dedicado a Gran Turismo 7, quando cerca de 30 minutos de gameplay foram apresentados em primeira mão. Agora, tudo indica que o game deve trazer novos aprimoramentos à procura do realismo, então resta aguardar mais novidades para descobrir os planos da Sony.

Gran Turismo 7 vem com tudo

Na última quarta-feira (07), Gran Turismo 7 foi detalhado com mais de 400 carros distintos em seu lançamento, além de dezenas de circuitos oficiais e eventos únicos. No PS5, o game terá acesso aos principais recursos do hardware e DualSense, contando com modos de performance e ray tracing para escolher. Confira tudo que foi revelado sobre o game no evento da Sony e descubra o que esperar da nova entrada de GT.