Notícias

Gameplay de Gran Turismo 7 detalha modos de jogo, recursos e mais

Jogadores podem esperar por muitas opções de customização, modos "musicais" e muito mais

por Vinícius Paráboa
Gameplay de Gran Turismo 7 detalha modos de jogo, recursos e mais

Na noite desta quarta-feira (02), a Sony revelou um extenso gameplay de Gran Turismo 7, novo game da famosa franquia de corrida. O vídeo exibido no State of Play detalhou os modos de jogo, os recursos in-game, entre outras coisas.

O título trará mais de 400 carros na estreia — atualizações regulares seguirão aumentando as opções de veículos. Não só isso, mas os fãs podem esperar por 34 pistas, sendo que elas reunirão mais de 90 eventos diferentes.

Antes do State of Play, o MeuPlayStation participou de um evento prévio sediado pela Sony e pela Polyphony Digital. A desenvolvedora japonesa apresentou detalhes técnicos de Gran Turismo 7 — por exemplo, o jogo terá dois modos de exibição no PS5: “Framerate” (para chegar aos 60 FPS) e “Ray Tracing” para melhor apresentação gráfica.

Ainda falando do game na nova geração, os fãs podem esperar os gatilhos adaptáveis e feedback tátil no DualSense, além da presença do áudio 3D. Quanto ao controle, os jogadores sentirão nas mãos vibrações de derrapagem nos pneus dianteiros, a textura do solo e o peso do pedal de freio entre carros diferentes (este último com os gatilhos).

A campanha de Gran Turismo 7 e o “GT Café”

Gran Turismo 7 terá um mapa que servirá como o “mundo” do game, por onde os jogadores visitarão locais para se aprofundarem na experiência. Um deles — talvez o principal de todos —, é o “GT Café”, lugar no qual os pilotos de realizarão missões nos “Menu Books” (haverá mais de 30 delas) e ouvirem mais sobre as histórias de cada veículo. Essas quests servirão como a “campanha” do game.

Kazunori Yamauchi, diretor do jogo, explicou como o título foi feito para a geração atual de pessoas, que parece não sentir a mesma paixão por automóveis, quanto as mais antigas. Então, com o “GT Café”, esses novatos podem mergulhar na história centenária de veículos. Não só isso, mas segundo o dev, é “um passo adiante” em relação ao museu de GT Sport, pois assim, os jogadores também conhecerão “as pessoas” que criam os carros.

1
GT Café fornecerá informações sobre a história dos carros (Foto: Sony)

Customização e tuning oferecerão possibilidades infinitas

Conforme explicado no State of Play, o jogo terá mais de 650 peças aerodinâmicas, 130 tipos de rodas, 1.200 cores de tinta — sendo que cada carro contará com peças próprias, fazendo o jogo contar com milhares de opções de personalização. Não só isso, mas haverá como colar adesivos em locais onde não era possível em jogos anteriores.

O tuning é outra parte que deve prender os amantes de automotores. De acordo com Yamauchi, o tuning é muito mais “envolvente”, porque o jogador pode fazer um carro “fraco” ficar extremamente potente — no gameplay do State of Play é possível ver um Fusca tunado correndo contra um normal e a diferença na velocidade de ambos é gritante.

2
Algumas das opções de tuning de Gran Turismo 7 (Foto: Sony)

Ainda falando de personalização, os fãs poderão brincar com as estatísticas dos possantes. Se ele quiser trocar alguma peça, bastará pressionar o botão “Measure” para ver os novos dados de desempenho do carro (torque, potência, etc). Segundo a Polyphony Digital, isso será quase como um “minigame”.

3
Na garagem, os jogadores poderão simular estatísticas de desempenho dos carros (Foto: Sony)

Música é parte importante de Gran Turismo 7

Música sempre foi parte importante da experiência da franquia. Por conta disso, a Polyphony Digital fez questão de trazer um foco ainda maior nessa área.

Para conquistar os novatos, a desenvolvedora japonesa criou o “Music Rally”, um modo onde o foco não é ser o mais rápido, mas dirigir apenas para curtir a trilha sonora. De acordo com Yamauchi, “crianças” ou pessoas que nunca jogaram um título de simulação de corrida se sentirão acomodados aqui.

Funcionará assim: cada música terá uma quantidade “X” de “batidas”. Conforme os pilotos atravessam checkpoints, esse número sobe. Entretanto, ele também decai com o tempo e, se chegar a zero, a partida termina.

4
Music Rally é para os amantes de música (Foto: Sony)

Mas calma, ainda não acabou. A Polyphony Digital também preparou o chamado “Music Replay”, outro modo voltado para os amantes de trilhas sonoras. Aqui, as câmeras de replay são geradas automaticamente, para ficarem de acordo com os trechos das faixas tocadas.

Basicamente, imagine um carro andando em alta velocidade em uma reta, com um solo de guitarra de rock. A câmera pode dar um close no veículo, bem quando a principal nota do instrumento é tocada. Aliás, espere mais de 300 músicas divididas entre gêneros como rock, clássico, jazz, hip hop, electro e lounge.

5
Jogadores podem esperar por uma extensa lista de músicas no jogo (Foto: Sony)

Simulações de mudanças de tempo em Gran Turismo 7

Gran Turismo 7 também incluirá uma tecnologia de mudança de tempo. No título, a produtora japonesa criou um sistema no qual a atmosfera passará por transformações, dependendo da região onde a corrida for realizada — em Tóquio, o céu mudará assim como no Japão; na Califórnia, o céu mudará como nos EUA.

Ao chover, poças se formarão em locais da pista mais propensos a alagarem. Conforme a chuva para, os locais mais molhados demorarão a secar, enquanto o trajeto percorrido pelos veículos secará mais rapidamente.

Kazunori Yamauchi também trouxe detalhes extras sobre as alterações no tempo. Em todas as regiões, o dia poderá se transformar em noite ou o sol ser encoberto por nuvens. Entretanto, em alguns lugares não haverá transição de noite à manhã ou chuva completa.

Gran Turismo 7 chegará ao PlayStation 4 e ao PlayStation 5 no dia 4 de março. A pré-venda já está disponível (aproveite um desconto especial clicando aqui!).