Notícias

Sony lança driver que torna o DualSense compatível com Linux

Controle, no entanto, não suporta funcionalidades como o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis

por Vinícius Paráboa
Sony lança driver que torna o DualSense compatível com Linux

De acordo com o site Phoronix, a Sony lançou um novo driver – “hid-playstation” – para Linux recentemente. Com o programa, os usuários do sistema operacional já podem utilizar o DualSense e outros dispositivos PlayStation.

O controle do PS5 é utilizável via USB e Bluetooth. Além disso, o driver apoia os LEDs do joystick, os sensores de movimento, o touchpad, a bateria, a barra de luz e o rumble. Entretanto, os gatilhos adaptáveis e feedback tátil não estão inclusos no pacote, pois os dados para estas funções são – aparentemente – muito mais complexos.

O Linux já possuía um driver da empresa japonesa, o chamado “hid-sony”. A companhia pretende transferir algumas das suas funcionalidades, que inclui suporte a outros hardwares da SIE, para o “hid-playstation”.

O novo driver tem a princípio 1.400 linhas de código e ainda está sendo revisado pelos devs. Por conta disso, ele não se encontra disponível para download geral. Mesmo assim, quem quiser experimentá-lo pode acessar os 13 patches que existem atualmente.

DualSense compatível no Steam Client Beta

Em meados de novembro, a Valve anunciou que o DualSense se tornou compatível com o Steam Client Beta. No entanto, assim como ocorre no Linux, suas funcionalidades são limitadas: feedback háptico, gatilhos adaptáveis e o giroscópio não foram implementados.