Sony quer remover “desmembramentos” em seus jogos, diz site
A informação veio por meio do CEO da Cyberconnect2, Hiroshi Matsuyama, dev de Naruto Ultimate
De acordo com a publicação do GameSpark Japan, a Sony está pedindo aos desenvolvedores que removam representações violentas nos jogos, especialmente desmembramentos.
A informação veio por meio do CEO da Cyberconnect2, Hiroshi Matsuyama, que precisou fazer reajustes em Naruto Ultimate. No game, o 4º Hokage estava sem um braço na história original, porém, no jogo final, seu braço estava presente para cumprir as políticas da Sony.
O CEO também menciona que Dragon Ball Z: Kakarot tem uma sequência em que o braço de Tenshinhan é desmembrado por Nappa. Surpreendentemente, isso não foi omisso do jogo porque há uma diferença na apresentação — que é menos “realista” que em Naruto Ultimate.
A perda de membros em personagens com aparência humanoide não era permitida pela SIE, explica Matsuyama. O órgão japonês de classificação indicativa, o CERO, também era contra tais representações em silhuetas humanas.
Jogos como The Last of Us Part II e o remake de Resident Evil 2 são bons exemplos de violência extrema com desmembramentos. Levando esses títulos (e muitos outros) em conta, é bastante curiosa a posição da Sony.
A pauta já é discutida com frequência em diversas áreas, especialmente se os games devem ou não ter teores mais baixos de violência para torná-los acessíveis a um público maior.
Segundo Media Molecule, Sony não interfere no trabalho dos estúdios
Segundo a Media Molecule (desenvolvedora de Dreams), a Sony tem uma reputação muito positiva entre os estúdios. A empresa não interfere no trabalho das desenvolvedoras e dá a elas total liberdade de criação. Todavia, a declaração vai na contramão das informações tratadas acima.
É válido ressaltar que, talvez, as políticas da SIE japonesa possam diferir da filial ocidental. Apenas uma especulação, mas faz sentido pensar por esse ponto de vista.