Sony é alvo de ação coletiva por conta do “drift” no DualSense
O processo argumenta que o controle de nova geração é "defeituoso"
O DualSense, apesar de ser uma das tecnologias mais notáveis da nova geração, se tornou alvo de processos. O escritório de advocacia Chimicles Schwartz Kriner & Donaldson-Smith LLP entrou com uma ação coletiva contra a Sony por conta do “drift” no analógico do controle.
A ação foi registrada em 12 de fevereiro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, em nome de Lmarc Turner e outros “consumidores em situação semelhante”. O processo argumenta que o dispositivo é “defeituoso”, pois sofre de um problema de desvio.
O processo descreve que as opções de conserto nesta fase são “escassas”. Por fim, também acusou a Sony de não “divulgar essas informações relevantes aos consumidores”, apesar de estar ciente do defeito.
Como resultado das práticas comerciais injustas, enganosas e/ou fraudulentas da Sony, os proprietários dos controles DualSense, incluindo o Requerente, sofreram uma perda verificável, lesão de fato e de outra forma foram prejudicados pela conduta da Sony.
Consequentemente, o Requerente apresenta esta ação para reparar as violações da Sony dos estatutos estaduais de fraude ao consumidor, quebra de garantia e enriquecimento sem causa. O Requerente busca reparação monetária pelos danos sofridos, medida declaratória e medida cautelar pública.
Na semana passada, o Kotaku reportou que alguns jogadores passaram a postar vídeos nas redes mostrando o problema do DualSense Além disso, eles também relataram suas experiências para tentar repará-lo ou substituí-lo através do suporte da empresa japonesa.
O que é o “drift” do DualSense?
O “drift” é um problema no qual os dispositivos registram movimento, mesmo se o jogador não tiver mexido o analógico. Com isso, os personagens na tela – ou a câmera – se locomovem involuntariamente sem o comando.
Apesar de ser um problema preocupante, outros controles do mercado, como o Joy-Con do Nintendo Switch, também passaram pelo mesmo defeito. Normalmente, nesses casos o melhor a se fazer é acionar a garantia.