Notícias

Porradaria da boa! Sloclap detalha sistema de idade e combate de SIFU

O jogador poderá quebrar a postura do adversário; o protagonista envelhece ao longo da jogatina

por Valdecir Emboava
Porradaria da boa! Sloclap detalha sistema de idade e combate de SIFU

SIFU chamou muita atenção durante seu anúncio no State of Play de fevereiro. Muitas expectativas foram criadas em torno do título, que teve seu lançamento adiantado em alguns dias. Agora, o estúdio Sloclap aproveitou a ocasião para explicar como funcionará o combate do jogo, também oferecendo mais detalhes sobre o sistema de idade.

Através do PS Blog, o gerente de marketing da desenvolvedora, Felix Garczynski, detalhou tudo do gameplay — e é claro que a “porradaria da boa” se fará presente. O título oferece uma experiência baseada em “filmes clássicos de Kung-Fu”, com desafios consistentes e muitos valores da luta marcial.

O sistema de “Estrutura” de SIFU foi elaborado para emular uma noção real de combate, onde o jogador pode quebrar totalmente a postura do oponente. Caso consiga desestabilizar a defesa do adversário, o protagonista vai finalizá-lo com uma “queda poderosa”.

Além disso, uma mecânica de equilíbrio estará disponível para oferecer opções mais flexíveis de defesa. Desviar de golpes com parry ou dar um dodge bem-sucedido também abrirá espaço para um contra-ataque poderoso, já que os inimigos ficam desequilibrados depois disso.

Sistema de combate de SIFU.
(FONTE: reprodução)

Caso esteja perdido no que diz respeito aos golpes, as sequências para execuções de combos estarão disponíveis no menu de pausa. Assim ficará mais fácil lidar com um grupo de oponentes.

Por fim, também teremos o “Foco” para que o personagem consiga aplicar golpes mais poderosos e precisos nos inimigos. A mecânica consiste no carregamento de cargas — que serão desbloqueáveis conforme a progressão.

Os jogadores serão capazes de acessar diferentes ataques de foco à medida que desbloqueiam novas habilidades, permitindo que se adaptem a situações específicas com as quais eles lutam.

Sistema de morte e idade de SIFU também é detalhado

Outra mecânica que promete apimentar as coisas em SIFU é o sistema de morte e idade. Como observado no vídeo abaixo, Kung-Fu significa “domínio por meio da prática”, e isso, de certa forma, causará um impacto considerável no combate.

A morte do personagem será “parte da jornada”, e o jogador usará um artefato antigo para se levantar depois de morrer. Porém, isso terá um custo: a cada abate, o protagonista retornará mais velho. Com isso, haverá como gastar pontos de experiência em habilidades para melhorar golpes — e isso só é acessível com o óbito do personagem.

Mas não se engane achando que está tudo bem morrer em SIFU. Apesar de adquirir mais habilidades conforme fica mais velho, as limitações do corpo também aparecem e são refletidas na energia vital, até chegar o momento onde o pingente não funcionará mais — mais especificamente aos 74 anos.

protagonista envelhecido de SIFU
(FONTE: reprodução)

Caso isso aconteça, será possível ver as informações coletadas dos alvos na Bancada de Detetives, então, o jogador poderá retornar para a fase já sabendo de alguns atalhos e coisas do tipo. Porém, a experiência de treinamento adquirida com a “morte” não estará mais disponível — e o ciclo se reinicia, como um bom roguelike.

Muito legal como as coisas funcionarão em SIFU, não é mesmo? Comente abaixo suas impressões!