Notícias

Senador dos EUA culpa videogames por massacre em escola de Uvalde

Conteúdos violentos de videogames novamente tornam-se alvos de políticos estadunidenses

por André Custodio
Senador dos EUA culpa videogames por massacre em escola de Uvalde

Ted Cruz, senador no Texas, EUA, culpou os videogames pelo massacre na escola primária de Uvalde, que vitimou 19 crianças e dois professores. O crime, ocorrido em 24 de maio, reacendeu o debate sobre a influência dos jogos na vida de jovens e trouxe à tona novas discussões sobre a liberação de armas no país.

Durante seu discurso na convenção da Associação Nacional de Rifles (NRA), Cruz afirmou que adolescentes desenvolvem hábitos agressivos quando não vão à igreja ou passam o tempo jogando videogames. Segundo o político, as autoridades legais e familiares estão falhando em educar e punir, motivando pessoas mais novas a perderem sua sensibilidade.

Tragédias como os eventos desta semana são um espelho que nos força a fazer perguntas difíceis, exigindo que vejamos onde nossa cultura está falhando. Ato de assassinato em videogames, isolamento crônico, abuso de drogas prescritas e opióides e seus efeitos coletivos na psique de jovens americanos.

O senador norte-americano também cita o bullying nas redes sociais e “famílias quebradas” para validar seu argumento, ao mesmo tempo que, curiosamente, evita falar sobre planos de porte de armas.

O massacre de Uvalde foi o segundo ocorrido em menos de um mês. Em 14 de maio, um tiroteio em massa em Buffalo, Nova Iorque, resultou em dez pessoas mortas por um atirador de 18 anos. 

Mídia norte-americana culpa videogames por massacres

Recentemente, um apresentador da Fox News acusou os videogames de incentivarem ataques em massa nos Estados Unidos. O âncora do jornal afirmou que o realismo e a violência nos jogos impulsionaram massacres no país e seguem como influências negativas na vida de jovens. Clique aqui para saber mais.