Notícias

Rust, jogo muito popular na Twitch, é listado para PS4 e Xbox One pela ESRB

ESRB não listou o game para PlayStation 5 e Xbox Series X/S

por Vinícius Paráboa
Rust, jogo muito popular na Twitch, é listado para PS4 e Xbox One pela ESRB

A ESRB, organização que faz a classificação etária de jogos nos EUA, deu o seu veredito sobre Rust: Console Edition. O game de sobrevivência será para maiores de 17 anos, por contar com sangue e violência. Uma coisa chama atenção, no entanto: apenas versões de PS4 e Xbox One receberam listagens, colocando em dúvida se o título terá ports otimizados de PS5 e Xbox Series.

A edição de consoles foi anunciada em 2019, mas na época a Facepunch Studios e a Double Eleven não mencionaram se o lançamento daria as caras nos novos videogames. Com a listagem da ESRB, essa possibilidade fica mais distante.

A classificação etária de Rust: Console Edition ainda sugere que a sua estreia está próxima. Em dezembro, o estúdio e a publisher informaram que o game não chegaria a tempo da sua janela inicial (2020), por causa da crise de saúde pública mundial. Agora, o título virá em algum momento de 2021.

Popularidade de Rust na Twitch

Apesar de ainda não estar nos consoles, Rust estreou no PC em early access em 2013 (a versão completa chegou em 2018). Quase oito anos depois, o game apresenta grande popularidade na Twitch – principalmente nas últimas semanas – graças a um grupo de streamers dos EUA, “Offline TV & Friends”, que criou um servidor onde dezenas de outros criadores de conteúdo participam e jogam ativamente.

Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, informou que o jogo foi o mais vendido da Steam na última semana, exatamente por causa do sucesso na plataforma de streaming. Será que as versões de console também irão bem nesse aspecto? O jeito é aguardar para sabermos.