Notícias

Novo governo pode revogar redução de impostos sobre videogames no Brasil

"Revogaço" do governo Lula pode anular redução de impostos sobre games no Brasil

por Vinícius Paráboa
Novo governo pode revogar redução de impostos sobre videogames no Brasil

Segundo aponta o Estadão, a redução dos impostos sobre videogames pode acabar revogada no novo governo Lula — as tarifas de importação desses produtos foram diminuídas sob a presidência de Jair Bolsonaro. Jet skis e veleiros também seriam alvo do “revogaço” do novo presidente do Brasil.

Conforme o periódico brasileiro relata, a equipe do novo chefe do executivo “identificou portarias, decretos e resoluções que sofrerão reversão em um total de 20 revogações”. Essa foi uma das promessas do petista para seu governo.

A justificativa para a revogação da redução dos impostos sobre videogames, jet skis e veleiros, é de que tais medidas beneficiariam produtos de luxo e foram tomadas sem critério técnico. Não só isso, mas também violariam regras do Mercosul e de portarias que alteraram critérios de inclusão no ex-tarifário.

Impostos sobre videogames haviam sido reduzidos em junho

Em julho deste ano, o Governo Federal reduziu a alíquota de peças e acessórios de games e consoles de 16% para 12%. Para videogames com telas inclusas (portáteis ou não), o imposto foi zerado. Tudo isso engloba a tarifa sobre importações.

Já em agosto de 2021 houve outra redução no imposto sobre videogames no Brasil: na ocasião, a queda foi de 30% para 20% na alíquota de IPI. Tal medida fez o preço sugerido de PS5 e PS4 cair na época.