Notícias

Governo planeja nova redução de impostos sobre videogames

A medida, discutida no último dia 13, ainda não tem data para entrar em vigor

por Jean Azevedo
Governo planeja nova redução de impostos sobre videogames

O governo pretende implementar uma nova redução na cobrança de impostos sobre videogames. Em reunião no Palácio do Planalto na última terça-feira (13), o assunto foi pauta e as taxas de importação passarão por uma alteração. A medida ainda não conta com uma data para entrar em vigor.

Considerada uma medida mais simples de lidar pois não há necessidade de compensar a diminuição das taxações em importações já que não provoca uma queda de arrecadação aos cofres públicos. O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o corte à imprensa:

Alguns reclamam: baixa o imposto de outra coisa. Para baixar outra coisa, tem que ter uma fonte compensadora. Os games, como é um recurso que vem de importação, não tem que achar uma fonte alternativa para isso.

Em 2020, uma redução na cobrança de impostos sobre videogames fez com que a Sony ajustasse os preços cobrados sobre as duas versões do PlayStation 5 no Brasil. Agora, nos resta aguardar para ver os efeitos da futura medida.

Os impostos sobre videogames no detalhe

Falar em porcentagens pode não dar uma total ideia do quanto os impostos têm impacto sobre o preço dos produtos eletrônicos no Brasil. A cobrança de impostos sobre videogames fazem com que, por exemplo, aproximadamente 60% do valor do PlayStation 5 sejam apenas taxações.

Para se ter uma noção, confira este artigo onde detalhamos as taxas que são aplicadas no DualSense.