Notícias

Resident Evil 2: momentos clássicos serão diferentes; ‘Novo’ gameplay

Objetivo é tornar a experiência nova e familiar ao mesmo tempo.

por Bruna Mattos
Resident Evil 2: momentos clássicos serão diferentes; 'Novo' gameplay

Um remake é uma ótima oportunidade para os jogadores mais saudosos revisitarem games clássicos, mas esta experiência acaba perdendo um pouco a graça se não existem alguns toques novos e surpresas. É exatamente nesses detalhes que a Capcom pretende inovar no remake de Resident Evil 2.

Em entrevista para a IGN, os produtores do projeto da empresa japonesa, Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda, falaram sobre como tornaram uma experiência familiar e nova ao mesmo tempo:

“O jacaré, a primeira aparição do Licker… tudo isso está lá. Estamos tentando trazer essas memórias clássicas que você tem de Resident Evil 2, mas também queremos não somente alcançar as suas expectativas, queremos superas-las com o que podemos fazer”.

Esta mesma estratégia também foi usada pela Capcom no remake do primeiro Resident Evil. O famoso susto dos cachorros que quebram a janela, por exemplo, ocorre no mesmo corredor, mas somente quando o jogador volta a passar no local outra vez.

Nos gameplays do remake de Resident Evil 2, quando visitamos a sala análoga a onde o Licker aparece no clássico, existem “sinais” de que o monstrengo fez um estrago: há um corpo pendurado no teto e marcas de garras nas paredes, mas ele não está lá.

Segundo os produtores, essa mudança é feita justamente para criar um sentimento de tensão: “Estamos pegando aquele momento e reimaginando, para que você fique ainda mais tenso por pensar ‘bem, então quando o Licker vai aparecer, então?'”

Hirabayashi também destacou que o mapa da R.P.D. (a delegacia onde boa parte do jogo se passa) foi reformulado. Um detalhe muito importante foi adicionado: banheiros! “Nos últimos 20 anos tivemos mundos incrivelmente ricos nos games e fotorrealísticos. Se você não pega esses detalhes, como o fato de policiais precisarem de banheiros, os jogadores começam a achar tudo menos realista atualmente”.

Tsuyoshi Kanda voltou a falar sobre a escolha da câmera em terceira pessoa, localizada sobre o ombro do protagonista. No Resident Evil 2 original, a visão era de ângulos fixos: “Sabemos que é uma grande mudança usar esta câmera, mas achamos que é perfeita para a experiência que queremos trazer. O objetivo é ter este ângulo estreito, para causar claustrofobia”.

Outra vantagem importante da câmera em terceira pessoa em relação a original é a possibilidade de ver os zumbis e outros monstros mais de perto. Quando eles atacam Leon na demo, é possível ver seus rostos com mais detalhes; ao serem atingidos por tiros, o jogador pode perceber que pedaços de carne e ossos são lançados no ar.

Por falar em detalhes, a Capcom divulgou mais um gameplay de Resident Evil 2. O vídeo contém 5 minutos e pode ser assistido em 4K:

Resident Evil 2 poderá ser jogado em 4K no PS4 Pro, mas somente a 30fps. Os jogadores que preferirem uma taxa de quadros por segundo mais alta, deverão jogá-lo em 1080p.

O game foi anunciado durante a E3 2018 e será lançado em 25 de janeiro.