Notícias

PS5 pode ter firmware para oferecer suporte ao VRR em breve [rumor]

Quando o console de nova geração foi lançado, a gigante japonesa prometeu a funcionalidade em uma atualização futura

por Valdecir Emboava
PS5 pode ter firmware para oferecer suporte ao VRR em breve [rumor]

O PS5 conquistou a base de fãs com ótimos números de vendas no primeiro ano de mercado, mas nem por isso é perfeito. Diferente do Xbox Series, o aparelho ainda não tem suporte ao VRR (Variable Refresh Rate — Taxa de Atualização Variável, em tradução livre) por enquanto, algo que pode mudar em breve com um firmware.

De acordo com Vincent Teoh, do canal “HDTVTest“, as novas TVs da gigante japonesa — previstas para o outono — apoiarão o VRR. Logo, é seguro presumir que o videogame receberá uma atualização com a funcionalidade, apesar de nada ter sido oficializado até então.

Quando o PS5 foi lançado em novembro de 2020, a companhia confirmou que o console suporta o VRR através de HDMI 2.1, mas a função estaria disponível eventualmente no futuro. Bom, a ocasião parece bastante oportuna — mas considere isso como meras especulações.

Afinal, o que é o VRR que chegará futuramente ao PS5?

O VRR é uma tecnologia que reduz significativamente o atraso da imagem, ajustando a taxa de atualização automaticamente e em tempo real. Isso, por sua vez, tem objetivo de corresponder à taxa de quadros emitida pelo console, para diminuir pequenos travamentos.

Por exemplo: boa parte dos jogos disponíveis no PS5 rodam a 60 FPS, mas existem algumas quedas quando há muita informação na tela, o que ocasiona os tais travamentos. O VRR evita essa “gaguejada”.