Notícias

SSD de “baixa” velocidade funciona bem com o novo Ratchet & Clank no PS5

Modelo utilizado possui leitura de 3,1 GB/s, sendo 5,5 GB/s o mínimo indicado pela empresa japonesa

por Vítor Amorim Heringer
SSD de

O Digital Foundry, canal especializado em tecnologia, resolveu fazer um teste curioso com o armazenamento externo do PS5. Eles utilizaram um SSD de entrada, com velocidade menor do que a recomendada pela Sony, para rodar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O resultado surpreendeu.

O item usado foi o Western Digital 250GB SN750 SE, o qual possui leitura de 3,1 GB/s, sendo 5,5 GB/s o mínimo indicado pela empresa japonesa. Richard Leadbetter, editor do veículo, destaca que a experiência com o gameplay é praticamente idêntica, ainda mais para os jogadores casuais.

A maior diferença nos loadings do novo Ratchet & Clank foi ao abrir o jogo. O SSD interno do PS5 carregou em 7 segundos, enquanto o modelo de entrada precisou de quase 10 segundos. Já ao selecionar saves no título, a diferença ficou em apenas alguns milésimos de segundo.

O título da Insomniac Games é conhecido por ser um dos principais jogos a utilizar a velocidade do SSD do PlayStation 5, por conta das rápidas transições de mundos. Dessa maneira, é uma ótima forma de testar o desempenho de um armazenamento externo.

Imagem do jogo Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, de PS5, com o protagonista jogando algo em uma fenda interdimensional
Novo Ratchet & Clank funciona bem em SSD não recomendado para PS5. Fonte: Insomniac Games

O Digital Foundry também avaliou a performance do Western Digital 250GB SN750 SE em Control, Ghost of Tsushima e Cyberpunk 2077. Mais uma vez, a diferença foi mínima e, incrivelmente, uma viagem rápida no jogo da Remedy ocorreu mais rapidamente com o SSD de baixo custo.

Surpreso com os resultados, Leadbetter considerou que esta é uma “saída mais barata” para os jogadores. No entanto, recomenda que todos utilizem um SSD compatível com os requisitos indicados pela Sony, para evitarem futuros problemas.

Eu prevejo que alguns desses resultados podem ser surpreendentes – particularmente em quão bem Ratchet & Clank rodou em um SSD que fica muito aquém dos requisitos da Sony – mas com base em uma amostra pequena, a evidência sugere que você pode comprar uma unidade fora das especificações e economizar algum dinheiro no processo […] Apesar dos resultados geralmente favoráveis ​​do SN750 SE, meu conselho ainda seria seguir as especificações delineadas pela Sony ao escolher um novo armazenamento para o seu PS5.

A análise completa pode ser vista no vídeo abaixo ou em texto, no site Eurogamer.

Subsidiária da Sony cria SSD especialmente para o PS5

Além dos diversos modelos já disponíveis no mercado, a Nextorage, empresa subsidiária da Sony, criou um SSD para atender todos os requisitos da companhia japonesa — e até superá-los. Com versões de 1 TB e 2 TB, o item alcança velocidade de leitura mínima de 6,9 GB/S. Saiba mais!